Coutinho diz que inflação é o principal desafio do governo

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse hoje que o principal desafio a ser enfrentado pelo governo é a inflação. Ele fez essa afirmação após participar do evento Mobilização Empresarial pela Inovação, realizado na sede paulista da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Coutinho afirmou que o País está vivendo o efeito de choques externos de commodities, cujos preços subiram muito e passaram a pressionar a inflação. “Esse é um desafio que precisa ser enfrentado. A disposição da presidente Dilma de manter a inflação sob controle é muito clara”, disse, acrescentando que, ao mesmo tempo, é preciso conciliar o controle da inflação com o mínimo de crescimento e com uma prioridade para os investimentos.

“O Brasil precisa poupar mais, investir em infraestrutura, investir mais em infraestrutura social e manter sua indústria saudável e com capacidade de inovar e investir”, avaliou. De acordo com Coutinho, o governo tem um balanceamento de políticas que está no caminho correto.

Em relação ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para operações de crédito à pessoa física, de 1,5% para 3%, conforme anunciou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do BNDES entende que a medida não afetará os investimentos. “Investimento é questão de confiança na economia e a intenção do governo não é derrubar o crescimento, mas sim moderá-lo e deixá-lo em níveis sustentáveis e compatíveis com a inflação”.