Cornélio Procópio sedia encontro de piscicultores

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná, em parceria com a Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, realiza o Encontro Estadual de Piscicultores, no Centro Cultural de Cornélio Procópio, na próxima quarta-feira (20). Os produtores acreditam que investimentos no processamento industrial dos peixes são fundamentais para incentivar a evolução tecnológica e produtiva em escala comercial da criação de peixes de água doce .

A piscicultura paranaense de água doce é realizada por 22.930 produtores rurais que cultivam a área de 7.751 hectares de lâmina d?água e colocam no mercado quase 17 mil toneladas de peixes por ano, dos quais 74% são tilápias, numa produtividade média de 2,2 mil quilos por hectare, embora tenha potencial de crescimento para chegar em 2007 a 10 toneladas/hectare/ ano no Norte e Oeste e a 5 toneladas/hectare/ano no Leste e Sul.

O forte da comercialização da produção do Paraná é ainda pelo pesque-pague, que adquire mais da metade do total produzido, afirma Luiz Danilo Muhelmann, implementador estadual do Projeto Aqüicultura da Emater. Ele destaca que a comercialização para indústrias está a cada ano crescendo. “Passou de 19%, em 1999, para 36%, em 2003. Ao continuar a escalada, muito em breve este será o principal canal de escoamento da produção. Por isso temos que colocar em debate ampliação do setor industrial para garantir avanços na tecnologia, no aumento da produção e da produtividade da piscicultura estadual”, informou.

O trabalho de assistência técnica e extensão rural oficial na piscicultura é distribuído em três territórios de atuação. O pólo Leste abrange Curitiba, Paranaguá e Lapa; o Oeste com Toledo e Cascavel e o pólo Norte envolve os municípios das regiões de Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina.

“Hoje, a profissionalização do piscicultor e a consolidação do setor pela diversificação agrícola, está proporcionando a agregação de valor na propriedade rural”, assegura o engenheiro de pesca Luiz Eduardo Guimarães de Sá Barreto. Segundo ele, nos 23 municípios da região de Cornélio Procópio, são 389 piscicultores profissionais criando tilápias, carpas e outras espécies nativas em 241 hectares e nos 22 municípios de Santo Antônio da Platina são 397 criadores para 600 hectares. A região de Londrina, que integra 19 municípios, ainda não faz parte deste pólo e o atendimento técnico é por demanda.

O Encontro Estadual de Piscicultores começa às 8h com recepção dos 300 participantes inscritos antecipadamente e solenidade oficial de abertura. Além das palestras, no evento realizado pela Unidade Regional da Emater e Núcleo Regional da Seab serão montados também grupos de trabalhos para encaminhamentos e propostas, a serem aprovadas em plenário e registradas na Carta de Cornélio Procópio. Os interessados em participar, poderão obter informações e inscrições pelo telefone (43) 524-2535.

Voltar ao topo