Contabilistas na praça para comemorar seu dia

O dia 25 de abril é especial para os profissionais brasileiros da contabilidade. A data, em que se comemora o Dia do Contabilista, foi instituída em 1926, durante solenidade de posse do contador João Lyra no Supremo Conselho dos Contabilistas do Brasil, equivalente ao Conselho Federal de Contabilidade criado em 1946.

Nesse dia, comemorações são realizadas em todo o país. Em Curitiba, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), com apoio do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoria e Perícias (Sescap/PR), Sebrae/PR e Receita Federal, instalou uma barraca, no calçadão da Rua XV de Novembro (Boca Maldita), onde, no período das 10h às 15h, foram distribuídos brindes, materiais informativos, revistas e profissionais especializados oferecerão orientação gratuita ao público sobre Imposto de Renda e abertura de empresas.

A última semana de abril é particularmente espinhosa para os contabilistas, em razão do acerto de contas dos contribuintes com o fisco (o dia 30 é o último prazo para entrega da declaração de rendas à Receita Federal). O Brasil, por outro lado, registra um dos mais altos índices de “empreendedorismo” do mundo. Milhões de brasileiros tentam ganhar a vida abrindo um negócio. No entanto, cerca de 60% dessas iniciativas fracassam nos dois primeiros anos de vida, resultando em problemas sociais diversos.

Com o objetivo de mudar esse quadro, o Sebrae/PR criou o Programa de Orientação ao Pequeno e Micro-Empresário, batizado pela sigla “Próprio”, contando com a adesão dos contabilistas como assessores naturais que são das pessoas interessadas em abrir uma empresa, seja ela micro, pequena, média ou de grande porte.

O Brasil conta com o contabilista

Com o slogan “O Brasil conta com o contabilista”, a campanha comemorativa do Dia do Contabilista, organizada pelo CRCPR, procura destacar o importante papel social do profissional da contabilidade. Mensagens, com este enfoque, vão circular nos meios de comunicação. “A nossa intenção é compartilhar com a sociedade o que de bom podemos fazer para que a vida de todos os brasileiros seja melhor”, afirma o presidente do CRCPR, Nelson Zafra.

Na sua opinião, os cerca de 330 mil contabilistas que trabalham no Brasil têm muitos motivos para comemorar o seu dia. Embora uma atividade que apareceu com as primeiras experiências de comércio da civilização, a contabilidade conseguiu superar os balanços da história da humanidade, chegando aos tempos modernos como uma ciência valiosa, argumenta. Cabe à contabilidade registrar e gerenciar as riquezas materiais e imateriais (o que hoje denominamos capital humano). Ela é fundamental, portanto, às entidades privadas, às instituições públicas, a todas as organizações sociais enfim. “Nós, contabilistas, estamos cada vez mais conscientes da importância social do nosso trabalho e estamos nos comprometendo, no dia-a-dia, nas empresas e nos órgãos oficiais”, enfatiza.

O argumento do presidente do CRCPR encontra respaldo na realidade: Além das informações tradicionais, as demonstrações contábeis de algumas empresas e instituições já começam a exibir dados de promoção humana, responsabilidade social, balanço social, incentivos fiscais, capital intelectual, meio ambiente, produção sustentável, transparência…

Nelson Zafra considera ainda motivo de comemoração o fato de os contabilistas revelarem interesse crescente pelas questões políticas – área decisiva para se desenvolver mudanças essenciais – e por estarem descobrindo o significado da educação contínua. A expansão do ensino contábil em todo o país é uma realidade. Somente no Paraná já funcionam 49 cursos de Ciências Contábeis e vem aumentando a oferta de programas de pós-graduação. A propósito, o CRCPR e instituições de ensino superior estão empenhados em instalar um curso de mestrado em contabilidade no Paraná.

Voltar ao topo