Consumo de combustível cresce 2,5%

Rio – A Petrobras vai manter sua expectativa de crescimento do mercado nacional de combustíveis em 2,5%, apesar de ter registrado uma elevação de apenas 1% no primeiro trimestre deste ano, informou o diretor de Abastecimento e Refino, Paulo Roberto Costa. Segundo ele, o volume aquém das expectativas se deve principalmente a um consumo de diesel menor do que esperado, apesar de um saldo positivo sobre o mesmo período no ano passado.

Ele não revelou os porcentuais, mas acrescentou que além do diesel a gasolina também teve resultados positivos, bem como a nafta. Só o querosene de aviação (QAV) apresentou queda em relação aos três primeiros meses de 2006.

Ele também considerou que os resultados do seu setor, no balanço financeiro da estatal divulgado na sexta-feira, ficaram abaixo do esperado porque houve um processamento de óleo nacional menor nas unidades de refino. ?Esperávamos uma carga processada de 82% de petróleo nacional, mas isso ficou na casa dos 80%?, explicou.

Álcool

A Petrobras exportou sua primeira carga de álcool para os Estados Unidos na semana passada, informou Paulo Roberto Costa. Segundo ele, foram enviados 12 milhões de litros para uma trading norte-americana.

?O volume ainda é muito insignificante, perto dos cerca dos 2,8 bilhões que o Brasil exportou no ano passado, mas temos perspectivas de muitos negócios entre a Petrobras e o mercado americano?, disse o diretor. Ele admitiu, inclusive, que a estatal já estuda a aquisição de tanques de armazenagem de álcool em território americano.

Segundo Costa, a estatal também deve embarcar nos próximos dias uma carga de 20 milhões de litros de álcool para a Nigéria, repetindo o que já fez no ano passado. Outra perspectiva de contrato é com a Venezuela.

No total, a Petrobras quer exportar em 2007 um volume de 850 milhões de litros, que deverão chegar a até 3,5 bilhões em 2011, quando já estiver valendo a parceria com a Mitsui para embarque do combustível para o Japão. 

Voltar ao topo