Comércio otimista para o Dia das Mães

Os comerciantes do Paraná estão otimistas para o Dia das Mães. A Associação Comercial do Paraná (ACP) estima que este ano os lojistas vão vender até 9% a mais do que em 2007. A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) arrisca dizer que o incremento será de 10%.

Os shoppings estão ainda mais confiantes. A expectativa da Associação Brasileira de Shopping Centres (Abrasce) é que as vendas aumentem 13% em relação ao ano passado.

Os comerciantes acreditam, ainda, que cada pessoa vai gastar um pouco mais com seu presente do que no ano passado. O vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro, diz que no ano passado o valor médio de cada regalo era de R$ 62. Este ano, ele diz que deve chegar a R$ 80. Ou seja, uma família com um casal e dois filhos, por exemplo, vai acabar gastando R$ 240 para presentear a mãe da casa. ?O aumento do crédito está facilitando com que o brasileiro compre mais. Não estamos vivendo mais na era das lembrancinhas?, comenta Ribeiro. Ele lembra também que a facilidade de crédito, (que resulta em compras de produtos mais caros) aliado ao aumento da renda causaram quedas na inadimplência, outro fator que contribui com o incremento nas vendas.

Os dirigentes da Faciap também estão convictos de que este ano será melhor do que 2007. O presidente da federação, Ardisson Naim Akel, avalia que a melhoria na renda das classes C e D, a grande oferta de crédito e os juros baixos vão contribuir com o aumento nas vendas. E os produtos que antes tinham o valor mais alto, principalmente os importados, estão mais baratos e acessíveis por conta do valor baixo do dólar. ?Todos estes fatores aumentam as intenções de compra. É bom para todos. Para o consumidor, que satisfaz suas necessidades, e para o comerciante, que vende mais. Mas é sempre bom lembrar que o consumidor deve tomar muito cuidado com o seu crédito?, afirma.

O diretor executivo da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, também acredita que o crédito facilitado vai contribuir positivamente para o incremento de 13% nos shoppings. ?A alta na oferta de crédito e a facilidade para o pagamento são os fatores que puxam as vendas, principalmente dos produtos de maior valor?, comentou.

Na opinião de Akel, os produtos que devem vender mais para o Dia das Mães são bastante variados, pois a cada ano que passa o perfil do consumo está mudando, já que alguns itens que não eram acessíveis à grande parte da população no passado, como celular, DVD, TVs e eletrodomésticos mais caros, hoje estão sendo adquiridos com mais facilidade. Desta forma, o setor de roupas pode ser influenciado negativamente. ?Hoje o comércio de vestuário está menos aquecido do que antigamente. Sem falar que este ano está atípico, pois o abril está mais quente, o que pode afetar as vendas de confecções?, comentou.

Já para Ribeiro, as confecções e os calçados devem dominar a preferência para o presente. Na avaliação da Abrasce, além dos calçados, os produtos de perfumaria, eletroeletrônicos e jóias serão os itens mais procurados este ano. Os shoppings, como em todos os anos, já estão fazendo suas promoções para atrair clientes. Em Curitiba, o Shopping Barigüi vai distribuir adesivos decorativos para paredes em troca de notas fiscais (o cliente deve comprar pelo menos R$ 300). O Crystal vai sortear um veículo Renault Sandero. O cliente poderá concorrer se comprar ao menos R$ 50. O PolloShop, por sua vez, vai levar apresentações artísticas e exposições de fotos para alegrar o público consumidor.

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