TRANSTORNOS

Clientes do Itaú sofrem para achar caixa eletrônico com dispensador de cheques

Os clientes do banco Itaú-Unibanco acostumados a utilizarem o serviço de dispensador de cheque dos caixas eletrônicos, dependendo do endereço da agência em Curitiba, simplesmente não conseguiram acessar o serviço nos últimos dias. Isso porque o banco está realizando uma redistribuição dos serviços em seus caixas eletrônicos e, em alguns pontos, substituindo por equipamentos que, eventualmente, podem não apresentar o mecanismo que emite cheque automaticamente.

Em nota, a assessoria do banco justificou que a medida visa otimizar a utilização da máquina e que o serviço não será desativado, mas ficará disponível apenas nas agências onde a demanda por ele é maior.

Embora o banco possa fazer esse tipo de ação, a Coordenadoria Estadual de Defesa do Consumidor no Paraná (Procon-PR) alerta para a necessidade de que em situações desse tipo o banco ou qualquer empresa que preste serviço deve disponibilizar de forma intensiva informações sobre as mudanças para evitar transtornos ou prejuízos ao consumidor. Tal comunicação deve ser feita previamente, com pelo menos um mês de antecedência.

“No caso do banco, deveria haver cartazes nas agências informando os clientes sobre a retirada do serviço em alguns caixas eletrônicos”, explica a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano. “Dependendo do tipo de transtorno gerado, o cliente pode formalizar no Procon-PR tanto a reclamação pela falta de informação, quanto pelos danos morais que porventura a pessoa tenha sofrido com a ausência do serviço”, destaca Claudia.

Segundo um correntista do Itaú que reclamou da ausência do dispensador de cheques, no fim de semana, ele peregrinou por quatro agências do Portão e uma no Centro, mas não teve sucesso na busca.

A orientação, conforme a assessoria do Itaú, é que os clientes utilizem os telefones disponíveis nos caixas eletrônicos para descobrir qual o equipamento mais próximo do ponto onde a pessoa está, caso o hall não ofereça esse serviço.