China quer crescimento mais rápido do comércio

A China pretende aumentar o comércio internacional este ano a um ritmo mais acelerado do que o crescimento geral do Produto Interno Bruto (PIB), afirmou novo ministro de Comércio do país, Gao Hucheng.

A China enfrenta um ambiente difícil para as exportações, com instabilidade e incerteza na economia global, disse Gao Hucheng em uma entrevista feita com vários meios de comunicação estatais e publicada nesta sexta-feira.

Para atender a seus objetivos comerciais, a China deve mudar a composição de suas exportações, confiando mais em tecnologia, serviços e qualidade para alcançar vantagem competitiva, afirmou Gao.

No ano passado, a China ficou aquém da sua meta oficial de crescimento total de comércio de 10%. As exportações em 2012 cresceram 7,9% ante o ano anterior, enquanto as importações aumentaram apenas 4,3%.

Com relação à economia doméstica, Gao disse que as principais tarefas são aumentar o consumo interno e reduzir os custos de logística. O governo pretende aumentar as vendas de varejo este ano em 14,5%, disse ele. As informações são da Dow Jones.