China investe no exterior

Os investimentos diretos chineses no exterior, em 2004, somaram US$ 37 bilhões. Cerca de 50% desses investimentos foram realizados na América Latina, e 40% em outras partes da Ásia, especialmente nos setores de minas, serviços comerciais e bens manufaturados, segundo a agência France Presse.

Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, do total desses investimentos no estrangeiro, US$ 3,6 bilhões foram em setores não-financeiros, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

A China é o líder mundial em recepção de investimentos estrangeiros, mas os investimentos chineses fora do país estão crescendo em um ritmo forte.

A economia da China cresceu a uma taxa anualizada de 9,5% no quarto trimestre de 2004, apesar das medidas tomadas pelo governo chinês para reduzir a atividade econômica no país a fim de conter a inflação.

A taxa de crescimento do ano passado foi a maior desde 1996, quando registrou crescimento de 9,6%. O resultado superou a estimativa dos economistas e ficou acima da meta do governo, de 8%.

Os preços ao consumidor na China subiram 3,9% em 2004 na comparação com 2003. A produção industrial, por sua vez, cresceu 11,5% no ano passado, na comparação com 2003 – quando o crescimento foi de 17%.

Voltar ao topo