BC do Reino Unido mantém juro básico em 0,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra (BOE, o banco central do Reino Unido) decidiu aumentar seu programa de compra de bônus em 50 bilhões de libras para 175 bilhões de libras, sugerindo que ainda está preocupado com a sustentabilidade dos recentes sinais de melhora na economia. Mas o comitê decidiu manter o juro básico na mínima histórica de 0,5% ao ano.

No comunicado, o BOE citou que a recessão no Reino Unido é mais profunda do que o previsto anteriormente e destacou que o crescimento da base monetária continua fraco e a capacidade ociosa produtiva aumentou. O banco central afirmou que o programa de compra de bônus vai demorar outros três meses para ser concluído e a variedade de vencimentos dos bônus a serem adquiridos aumentou. Agora, as atenções do mercado se voltam para o Relatório de Inflação Trimestral do BOE, a ser divulgado na próxima quarta-feira, quando vai revelar suas projeções atualizadas para inflação e produção.

Economistas estavam divididos sobre o resultado da reunião de política monetária. O lento crescimento da base monetária e uma contração mais forte que o previsto na produção britânica no segundo trimestre haviam convencido a maioria dos economistas de que o BOE aumentaria o programa de compra de bônus, sob o qual já adquiriu 125 bilhões de libras, principalmente em bônus do governo. Mas a previsão era de que o programa seria estendido em 25 bilhões de libras.

Uma minoria de economistas acreditava que o BOE colocaria o programa em espera e poderia tomar uma nova ação mais tarde. Dados recentes sustentavam essa aposta, ao mostrarem expansão no setor de serviços e no setor industrial do Reino Unido em julho. Todos os economistas previam que o BOE manteria o juro em 0,5%. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo