Atividade industrial cai em agosto na zona do euro

O crescimento do setor manufatureiro da zona do euro (que reúne os 16 países que utilizam o euro como moeda) desacelerou para seu menor nível em seis meses em agosto, segundo uma pesquisa mensal divulgada hoje pela empresa Markit. O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) final sobre a atividade industrial da zona do euro recuou para 55,1 em agosto, de 56,7 em julho. Os economistas previam uma leitura preliminar de 55,0 em agosto.

O economista-chefe do Markit, Chris Williamson, afirmou que os dados sugerem que um esfriamento do crescimento acentuado registrado no início do ano está a caminho, mas que a atividade manufatureira deverá ainda fornecer uma forte contribuição para o crescimento econômico no terceiro trimestre. “Os desequilíbrios também permanecem no mercado de trabalho, com criação de vagas apenas na Alemanha, Áustria e Países Baixos”, disse Williamson em um comunicado.

O índice dos gerentes de compras da Alemanha recuou para 58,2 em agosto, de 61,2 no mês anterior, em linha com as estimativas. O PMI da França avançou para 55,1 no mês passado, de 53,9 em julho, superando as previsões de 54,7. Já o índice da Itália recuou para 52,8, de 54,4, ficando abaixo das previsões de 53,5. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo