Ata do Copom prevê queda no preço da eletricidade

Aproximando-se mais das avaliações de mercado, o Banco Central (BC) reduziu a projeção para a alta nos preços administrados em 2007, de 4,2% na reunião de abril, para 3,6%. O último relatório Focus traz como estimativa para os preços administrados uma alta de 3,20%. Para 2008, a previsão do BC ficou em 4,8% ante 5,2% na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de abril. O mercado prevê para o ano que vem alta de 3,8%.

O documento do BC, divulgado hoje e referente à reunião da semana passada, mantém a aposta de estabilidade nos preços da gasolina e do gás de botijão para 2007. Para eletricidade, a expectativa passou de aumento de 2,2% para deflação de 0,9%. Já para a telefonia fixa houve ligeira queda na projeção, passando de 3,4% para 3,3%..

A ata do Copom informa que no cenário de referência do BC, que considera taxa de câmbio constante em R$ 1,95 e Selic em 12,5%, a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) reduziu-se em relação a abril e permaneceu abaixo da meta de 4 5% para este.

Na visão de mercado, que considera as trajetórias de câmbio e juros apuradas na pesquisa Focus, a aposta de inflação para 2007 também caiu em relação à reunião de abril e se manteve abaixo da meta de 4,5% definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Para 2008, segundo o BC, as projeções "se mostraram relativamente estáveis", em comparação com abril. "Os valores se encontram abaixo do valor central de 4,5%, no caso do cenário de referência, e acima desse patamar, no caso do cenário de mercado", conclui o documento.

Voltar ao topo