Aposentados se unem em sindicato

Mais de cem aposentados se reuniram, ontem, em Curitiba para empossar a diretoria do sindicato da categoria na Grande Curitiba. Aproveitando a ocasião, eles também protestaram contra o reajuste de 3,3% fornecido pelo governo federal. A reunião foi na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Paulo José Zanetti, a categoria pede um reajuste único de 8,57%. ?Queremos que todos os aposentados sejam tratados da mesma maneira. Atualmente, 17 milhões tiveram reajuste de 8,57%, o restante ganhou apenas 3,3%. Se persistir essa política de reajuste diferenciado, em 2015, no País, 95% dos aposentados ganharam apenas um salário mínimo?, diz ele.

Como completa o presidente da entidade, João Batista Inocentini, o objetivo de lutar por um reajuste maior seria aumentar o poder de compra dos aposentados. ?A cada ano que passa parece que o aposentado ganha menos. Ou melhor, o preço dos medicamentos, plano de saúde, hospitais aumentam e, com isso, deixamos de comprar outras coisas para suprir estes gastos necessários. Vamos fazer mobilização até chegar no Congresso e quando chegar vamos pressionar para que tenhamos um reajuste mais digno?, comenta.

Atualmente no Paraná existe 1,3 milhão de aposentados. Até hoje, não havia em Curitiba um sindicato específico da categoria. Com a nova sede, a classe espera ter mais representatividade. O presidente do sindicato de Curitiba será Roberto Heltermann. 

Voltar ao topo