Dulci diz que Conselho da Juventude será espaço livre para debater propostas

O Conselho Nacional da Juventude, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início deste ano, foi instalado hoje. Sua missão é assessorar a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, na formulação de diretrizes e políticas voltadas para a população jovem, além de promover estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica juvenil.

O Conselho terá a participação de integrantes do governo, de organizações e personalidades ligadas à juventude. Será composto de 60 representantes, sendo 40 da sociedade civil e 20 do governo federal.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, que presidiu a solenidade de instalação do Conselho, no Palácio do Planalto, disse que o novo órgão será um "espaço livre para aplaudir, pensar, debater, criticar e apresentar propostas" concretas sobre a juventude brasileira.

Marcos Sorrentino, um dos integrantes do Conselho, lembrou que são inúmeros os desafios enfrentados pelos jovens hoje no país, do desemprego à violência. E destacou que o papel do Conselho será fundamental para ajudar a juventude a vencê-los, "uma vez que será um espaço privilegiado do diálogo sobre a juventude".

O músico e compositor Marcelo Yuca, que já fez parte da banda O Rappa e também integra o Conselho, disse que, como representante da sociedade civil, apresentará diversos projetos na área da cultura para beneficiar a juventude brasileira.

Amanhã (3), o Conselho fará a sua primeira reunião para apresentar os principais pontos da Política Nacional de Juventude e fazer um balanço dos programas federais voltado para a juventude. Também será discutida, na reunião, a participação dos jovens nas campanhas do desarmamento e a elaboração de um calendário de atividades e ações a serem desenvolvidas até o final do ano.

O Conselho Nacional da Juventude terá ainda, como tarefa imediata, a promoção de um trabalho de estímulo à criação de conselhos que priorizem programas voltados para a juventude em estados e municípios brasileiros.

Voltar ao topo