Dia Mundial do Pedestre é comemorado em Curitiba sem carros na rua

Curitiba é uma das 1.400 cidades em mais de 40 países que participa hoje (22) do "Dia Sem Carro", em comemoração ao Dia Mundial do Pedestre. A Prefeitura Municipal fez inúmeras campanhas para sensibilizar os motoristas a deixar seus carros na garagem e utilizar hoje meios alternativos de transporte, como ônibus, bicicletas, carona solidária ou caminhar.

O transporte coletivo foi reforçado com 135 ônibus-extras nas 86 linhas mais carregadas. Os ônibus farão 729 viagens adicionais nos horários de pico. Também foram criadas linhas especiais para atender os trajetos com maior número de passageiros.

primeira e única vez que Curitiba havia adotado o Dia Sem Carro, os motoristas foram proibidos de circular pela região central da cidade. Neste ano, o motorista não está sendo obrigado a aderir à campanha. Segundo o prefeito Beto Richa, a cidade está respeitando a liberdade da população e acredita na consciência crítica de cada um dos cerca de 960 mil motoristas da cidade.

O bloqueio total do trânsito está sendo feito apenas em uma rua central, a Barão Rio do Branco, trecho transformado em uma espécie de jardim, onde crianças e adultos assistem a peças de teatro e apresentações musicais. No local haverá jogos e brincadeiras durante todo o dia. Também fazem parte da programação a abordagem educativa sobre trânsito e a distribuição de mudas de flores e árvores.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente distribui 15 mil mudas, como forma de homenagear os curitibanos que aderiram ao movimento e para comemorar a chegada da primavera.

Além do Dia Sem Carro, principal evento da Semana Nacional do Trânsito na cidade, os curitibanos estão convivendo com uma nova campanha educativa. Com o tema "Qualidade de Vida começa na Rua", desde a semana passada os motoristas estão recebendo ?com simpatia e sem resistência?, segundo a prefeitura, os adesivos para carros que pedem "calma", "respeito", "gentileza", "cuidado" e "atenção".

A campanha tem o objetivo de incentivar atitudes positivas de motoristas e pedestres. "As pessoas já sabem o que é certo e errado no trânsito, mas queremos lembrá-las de que algumas atitudes simples, como respeito e atenção na rua, podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida de todos", explicou o prefeito.

Voltar ao topo