Dia dos Pais teve menos sumiço de presos em SP que o Dia das Mães

São Paulo – A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo divulgou que até a manhã de hoje (21), não havia registro de retorno de 729 dos 12.998 detentos autorizados a passar quatro dias com a família no Dia dos Pais. Eles deveriam ter retornado até o final da tarde do dia 14. Não estão contabilizadas duas unidades prisionais que ainda não enviaram informações, e que autorizaram a saída de 53 presos. O indulto ocorreu em 73 unidades das 144 existentes no estado.

O índice de retorno (94,37%) foi maior que no Dia das Mães (92,37%) e que no Dia dos Pais no ano passado (92,71%), como mostra a tabela abaixo. Na cidade de São Paulo, não regressaram 100 presidiários dos 2.201 liberados (índice de 95,46%).

A saída temporária é concedida a detentos em regime semi-aberto, que saem durante o dia para trabalhar e retornam à noite. Entre outros requisitos, é preciso ter boa conduta. Aqueles que não voltam são considerados foragidos e perdem automaticamente o benefício. Se recapturados, ficam em regime fechado.

Na semana que antecedeu o Dia dos Pais, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) chegou a recomendar à Justiça o cancelamento da autorização de saída para presos vinculados à organização Primeiro Comando da Capital (PCC). A secretaria temia a participação deles em uma possível onda de ataques a locais públicos ou a funcionários do sistema penitenciário, que não ocorreu.

De acordo com a SSP, há 34 unidades penitenciárias de regime semi-aberto no estado. Por falta de vagas, alguns que teriam direito ao benefício cumprem pena em regime fechado.

Voltar ao topo