Desfile Cívico Militar reúne cerca de 15 mil pessoas em Curitiba

O Dia da Independência do Brasil, em Curitiba, foi comemorado nesta quinta-feira (07), com um desfile cívico-militar ao longo da Avenida Cândido de Abreu, no bairro Centro Cívico. O evento, que mesmo com o tempo frio e céu nublado, reuniu cerca de 15 mil pessoas e con tou com a participação de aproximadamente oito mil alunos da rede estadual e municipal de ensino, 4.300 homens do Exército e mais quatro mil integrantes de entidades, igrejas, além de policiais civis e militares.

?O desfile demonstra o patriotismo do povo do Paraná e do curitibano. E para nós, cidadãos paranaenses, isso é motivo de orgulho, principalmente por ter a participação de tantas escolas e instituições militares. Vimos, inclusive, a presença de entidades que não tem vinculação com o Estado e de igrejas também. Tudo isso é muito importante neste dia da Independência?, declarou o governador em exercício Hermas Brandão.

A comemoração Cívica começou por volta das 9 horas, com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, conduzido pelo soltado Geison Rodrigo , vencedor da 69º Corrida do Facho. Logo depois, a Liga da Defesa Nacional, instituição presidida pelo tenente coronel José Evane Dutra, entrou na avenida com a Bandeira Nacional. A partir daí, surgiram ao longo da rua alunos da rede municipal e estadual de ensino, crianças e integrantes de entidades e de igrejas de Curitiba.

Já o Militar teve início às 10h30, quando as tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica entraram pela Cândido de Abreu. Durante esse período da comemoração, houve também o desfile de carros do Exército, como caminhão, tanques e viaturas blindadas, e da Polícia Militar, além do Corpo de Bombeiros e dos grupos da Polícia Civil e Guarda Municipal.

?A participação das polícias Civil e Militar é obrigatória porque hoje é um dia de celebra&cc edil;ão. Devemos lembrar, homenagear e resgatar os princípios mais profundos do patriotismo, do amor a uma nação. E isso é fortemente enraizado nas instituições. Tivemos um desfile muito bonito?, afirmou o secretário da Segurança Pública do Estado, Luiz Fernando Delazari.

No desfile da Polícia Militar, houve a participação da Patrulha Escolar Comunitária, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Rondas Ostensivas Tático Motorizadas (Rotam), da Companhia de Polícia de Choque, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), do Comando de Operações Especiais (COE), entre outras divisões. Destaque para as viaturas históricas do Corpo de Bombeiros, o auto-bomba1 (1912) e o auto-bomba vapor (1929), além de lanchas aquáticas, quadricíclos e bar cos.

Segundo o desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, no dia da Pátria é necessário reverenciar os nossos heróis. ?O Exército brasileiro, que é o principal baluarte das nossas divisas, é que evita que outros países venham invadir as áreas reservadas ao nosso país. Portanto, a participação popular é importantíssima neste evento, pois ela demonstra o patriotismo do povo brasileiro. Nós precisamos incentivar inclusive as nossas crianças para que tenham amor a nossa pátria?, declarou.

Para o comandante-geral da 5.ª Região Militar ? 5.ª Divisão do Exército, o general Túlio Cherem, o Sete de Setembro é a nossa data maior e tem que ser assim comemorada. ?É uma comemoração da na&ccedi l;ão como um todo. E, seguramente, este foi um dos desfiles com maior participação de todos os segmentos de Curitiba?, avaliou ele ao concluir que foi importante a organização do evento pelo governo do Estado e Exército, juntos. ?Todos tem que se envolver e comemorar. A nossa data máxima tem que ser comemorada e isso foi muito bem feito hoje?, finalizou.

Voltar ao topo