Desembargador Volkmer se aposenta

O Diário Oficial da União publicou durante a semana o decreto que concede aposentadoria ao desembargador federal Manoel Lauro Volkmer de Castilho, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª Região, em Porto Alegre. O ato foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Castilho tem 56 anos, nasceu na capital gaúcha e tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1970.

O magistrado começou sua carreira como advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaquã e Cachoeira do Sul (RS) e do projeto fundiário Incra na cidade de Altamira (PA). Advogou até 1973, quando passou a trabalhar como procurador autárquico do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Em 1976, ingressou na magistratura como juiz federal substituto em Curitiba, sendo promovido a titular no ano seguinte. Atuou em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, acumulando a direção do Foro nessas três seções judiciárias e no Distrito Federal. Foi membro titular, representando a Justiça Federal, dos Tribunais Regionais Eleitorais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com a criação do TRF 4.ª Região em 1989, Volkmer de Castilho foi indicado para integrar a primeira composição da corte. Dirigiu a Revista do Tribunal entre 1991 e 1993, foi membro da Comissão de Jurisprudência nos biênios 1993/1995 e 2001/2003 e presidiu a 3.ª Turma entre 1994 e 1995, sendo autor de diversos trabalhos publicados em revistas especializadas. Exerceu o cargo de corregedor-geral entre 1997 e 1999 e o de vice-presidente da corte de 1999 a 2001. Ultimamente, vinha presidindo a 8.ª Turma do TRF, especializada em matéria penal.

Voltar ao topo