Deputado estadual afirma que PT deve apurar tudo

O deputado estadual Sebastião Arcanjo dos Santos, mais conhecido como "Tiãozinho do PT", disse hoje, em Restinga, na região de Ribeirão Preto (SP), que o partido, hoje, só tem uma saída para resolver a crise política: apurar tudo.

"Tiãozinho do PT" esteve hoje no Assentamento 17 de Abril/Horto Boa Sorte, onde foi realizada a entrega oficial de 245 ligações de energia elétrica pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que beneficiam 126 famílias, pelo programa Luz para Todos, do governo federal. Sobre a situação do presidente nacional da legenda, José Genoino, ele é enfático. "Como falam em Campinas (no interior de São Paulo): demorou", afirmou, indicando que Genoino, assim como outros sob suspeita dentro da sigla, deveria ter se afastado do cargo. "Demorou", repetiu, antes de seguir para a capital paulista, onde, à noite, participaria de uma sessão na Assembléia Legislativa.

"Não devemos satisfação a nós mesmos, mas a quem confiou em nós, e muitas pessoas dedicaram a vida pela história do partido", afirmou. "É preciso apurar tudo para recuperar a auto-estima da militância, pois o governo é momento e o partido tem um projeto estratégico de construção da sociedade." Para o deputado estadual do PT de São Paulo, a indefinição da saída do presidente nacional do PT e de outros acusados da agremiação só gerou desgaste. "Tiãozinho do PT" foi além no comentário: "Se tudo o que foi dito (pelo presidente licenciado do PTB, deputado Roberto Jefferson) é verdade, deveríamos antecipar as eleições, pois, se o principal suspeito diz que todos mentiram, acaba a legitimidade." Para o deputado estadual do PT, a acareação entre Jefferson e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza poderá definir tudo. "Se o Parlamento não tem legitimidade para condenar Jefferson, como ele disse, não tem para condenar ninguém", emendou.

"Tiãozinho do PT", que foi vereador em Campinas durante seis anos, disse que, na cidade, nunca ocorreu o tal "mensalão", mas que se surpreendeu ontem (06) com a informação de que um diálogo telefônico, entre os deputados estaduais Romeu Tuma Júnior (PMDB) e Paschoal Thomeu (PTB), às vésperas da eleição da Assembléia Legislativa, seria suspeito e poderia envolver o governador Geraldo Alckmin (PSDB). "O PT vai ao Ministério Público (MP) pedir a apuração da veracidade desses fatos." No evento de hoje, estava prevista a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. Porém, Rossetto não apareceu.

O Assentamento 17 de Abril/Horto Boa Sorte existe desde 1.º de janeiro de 1998 e tem 158 famílias – 102 são ligadas ao Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) e 56 ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os agricultores assentados produzem arroz, café, milho, feijão, mandioca e hortaliças e criam gado leiteiro. Com a chegada da eletrificação os plantadores de arroz planejam beneficiar o produto no local e a irrigação garantirá a safrinha de inverno.

"Minha vida melhorou 100% desde a chegada da energia elétrica", disse o aposentado Sebastião de Oliveira, de 58 anos, que planta café, arroz e mandioca.

A CPFL investiu R$ 1,15 milhão na instalação da rede elétrica nesse assentamento. Segundo o coordenador do Luz para Todos no Estado, Fernando Selles, cerca de 24 mil famílias foram beneficiadas em São Paulo, de um total previsto de 60 mil. "O governo Lula projeta que, até 2008, todo brasileiro tenha luz gratuita", informou.

Voltar ao topo