Definido calendário para conferência do trabalho

A comissão de organização e sistematização da Conferência Estadual do Trabalho, lançada no último dia 10, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), em Curitiba, já definiu o calendário dos encontros regionais e das reuniões dos oito grupos temáticos preparatórios ao evento. A Conferência acontecerá em Curitiba, de 5 a 7 de agosto. “Foi uma reunião rápida, objetiva e que teve 100% de adesão das entidades”, observou o mediador da comissão, advogado Edésio Passos.

Os encontros regionais, segundo a relatora da conferência, professora de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Aldacy Rachid Coutinho, acontecerão em Maringá (dia 27 de junho), Cascavel (4 de julho), Ponta Grossa (5), Londrina (7) e Curitiba (11 de julho), em horários e locais a serem definidos pelos responsáveis pelas subdelegacias do Trabalho. Já a primeira reunião simultânea dos grupos temáticos será no dia 3 de julho, às 14h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O último encontro deve acontecer no dia 18 de julho.

Segundo o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, que coordenou a solenidade de lançamento da Conferência Estadual do Trabalho, as comissões vão tratar da organização sindical, negociação coletiva, composição de conflitos, legislação do trabalho, normas sobre condições de trabalho, organização administrativa e judiciária, qualificação e certificação profissional e micros e pequenas empresas e outras formas de trabalho. Cada grupo terá aproximadamente vinte membros, uma vez que cada entidade participante da comissão organizadora indicará um nome. O resultado dos trabalhos será remetido à comissão organizadora, que fará a consolidação das informações no dia 25 de julho.

Participam da comissão preparatória da Conferência Estadual do Trabalho o Tribunal Regional do Trabalho, UFPR, Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Fundacentro, Ipardes, parlamentares, Federações da Indústria, da Agricultura e do Comércio, as quatro centrais sindicais, federações dos Trabalhadores na Agricultura e da Agricultura Familiar, Associação dos Magistrados do Trabalho, Associação dos Advogados Trabalhistas e Dieese.

As entidades podem encaminhar suas propostas e projetos para a relatoria da Conferência Estadual do Trabalho através do e-mail leilar.drtpr@mte.gov.br.

Voltar ao topo