Defesa Civil alerta para chuva forte no DF e em dez estados

Brasília ? A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alerta, nesta segunda-feira (29), para chuva forte no Paraná e Santa Catarina. Amanhã (30), a chuva atingirá Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e norte de São Paulo. Na quarta-feira (31), a chuva permanecerá em Goiás, Distrito Federal, leste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. Entre a tarde de hoje e quarta-feira (29 a 31), a chuva atingirá o Tocantins.

A Sedec informa que, em alguns momentos, a chuva poderá vir acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de até 60 km/hora no Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, especialmente na região Serrana do estado, e no Espírito Santo, principalmente no sul do estado. Hoje (29/01), as rajadas de vento atingirão o centro e leste do Mato Grosso do Sul, e amanhã (30/01), o nordeste do estado. As rajadas de vento poderão ser de até 70 km/hora entre o litoral e planalto de Santa Catarina e no litoral e leste do Paraná. Portanto, a Sedec orienta a população a evitar áreas de alagamento e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Alerta-se, também, para o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras.

A Sedec recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros dos estados da região Sudeste, pois devido as freqüentes chuvas o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamento.

O objetivo da Sedec com a divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a população, governos e municípios a adotarem medidas preventivas. Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) serviram de base para os alertas enviados a Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Os estados do Espírito Santo e de Mato Grosso do Sul tiveram seus alertas baseados em informações do Inmet. Já o estado de São Paulo teve seu alerta baseado em informações do Cptec.

Voltar ao topo