Curso vai formar 11 mil agentes comunitários de saúde em todo o Estado

A Secretaria da Saúde está promovendo o ?Curso de Formação Inicial dos Agentes Comunitários de Saúde?. Coordenado pelo Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, serão 11 mil participantes de todo Estado, sendo que 2,5 mil alunos em 140 turmas já estão em sala de aula.

Nesta quarta-feira (20) foi realizada a abertura oficial da 2ª Regional de Saúde, com sede em Curitiba, que contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de saúde, instrutores do curso e representantes dos agentes comunitários, totalizando cerca de mil pessoas. Cada uma das 22 Regionais está promovendo o evento em sua região.

De acordo com a diretora da 2ª Regional de Saúde, Marinalva Gonçalves da Silva, esta era uma reivindicação dos municípios que foi aprovada pela reunião da Comissão Intergestores Bipartite e que está sendo realizada através de uma parceria entre o Estado e Ministério da Saúde. ?O curso é um importante reforço para a atenção básica de saúde do Paraná, uma das prioridades da atual gestão?, ressaltou Marinalva.

Todo o material didático a ser utilizado para capacitar os instrutores municipais foi desenvolvido pelo Estado. Para a diretora do Centro Formador, Vânia Martins, o curso oferece uma formação homogênea para os agentes comunitários de saúde, que são o elo entre a comunidade e o serviço. ?O município que extrair dos agentes as informações para fazer o planejamento da saúde, vai investir melhor e economizar no sentido curativo?, disse.

O curso terá 440 horas/aula, ministrado de forma dinâmica e com material totalmente atualizado. A coordenadora pedagógica do Centro Formador, Sandra Maria Anesi, acredita que o curso oferece uma identificação profissional para o agente comunitário. ?Com a formação adequada, o agente se sente parte integrante da equipe. Assim, ele vai trabalhar com mais responsabilidade, empenho e qualidade?, disse.

A diretora de Sistemas de Saúde da Secretaria, Maria Célia Fabrício de Melo, destacou o Programa de Saúde da Família (PSF) como uma estratégia articulada nas três esferas de governo, cujo principal função é valorizar a família, atuando na prevenção e promoção da saúde. ?O agente de saúde tem papel fundamental nesta estratégia, pois é ele que vai detectar e resolver os problemas da comunidade?, afirmou.

Município

A secretária de saúde de Fazenda Rio Grande, Cristiana Façanha, disse que o curso representa a consolidação da atenção básica no Paraná. ?O material didático desenvolvido aborda o pacto de gestão, que orienta como gerir a saúde. Assim, os agentes vão entender como a saúde funciona. Eles terão possibilidade de adquirir conhecimentos para dialogar com a própria equipe?, analisou. O município de Fazenda Rio Grande possui 93 agentes de saúde, distribuídos em 16 equipes.

Voltar ao topo