Nesta segunda!

Volta às aulas! Veja dicas para a adaptação das crianças neste início de ano letivo

sala de aula no Paraná
Aula em escola da rede estadual do Paraná. Foto: Divulgação/Seed-PR

As aulas estão voltando! No Paraná, o retorno dos estudantes das redes estadual e particular para as salas de aula ocorre nesta segunda-feira (6). Já nas escolas municipais de Curitiba, o ano letivo de 2023 começa no dia 14 de fevereiro para 140 mil crianças e alunos.

LEIA AINDA – Parque da Ciência abre agenda de visitas para 2023; confira as exposições e atrações

E a volta das aulas traz uma preocupação aos pais e responsáveis com a adaptação dos estudantes ao ambiente escolar, colegas e rotina. Com as crianças que irão para a escola pela primeira vez ou que mudaram de instituição de ensino nem se fala. A preocupação é ainda maior. Por isso, conhecer os profissionais da instituição de ensino e apresentar o ambiente escolar aos filhos é essencial para uma boa aclimatação dos estudantes.

Adaptação

Fátima Chueire Hollanda, assessora pedagógica do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR), pontua que, antes de tudo, para que se tenha uma adaptação ideal dos pequenos, as famílias precisam encontrar uma escola que vá ao encontro dos princípios que consideram importantes para a educação da criança.

LEIA MAIS – Mega-Sena 2561 premia apostas de Curitiba; bolada acumula e vai a R$ 160 milhões

“É preciso analisar qual projeto pedagógico tem mais afinidade com o que se procura e em qual instituição a criança poderá se sentir mais feliz, seja uma escola que impulsione a criatividade, a educação religiosa ou uma educação mais ampla”, afirma a especialista.

É importante que os pais, na hora da matrícula, não apenas se atentem à estrutura física do colégio, mas conversem com a gestão, docentes e outros profissionais. Também é recomendado levar a criança junto, para que ela comece a se familiarizar com o ambiente.

VIU ESSA? Golpes no Carnaval: saiba como evitar e o que fazer se for vítima dos criminosos

Além disso, transformar o início das aulas numa tarefa divertida, envolvendo o estudante na escolha e preparação do material escolar, por exemplo, é interessante para que o pequeno não fique desmotivado com as mudanças na rotina.

Transição

Quanto às turmas de transição, caso do nono ano do Ensino Fundamental, Fátima explica que muitas escolas já adotam o ensino para uma estratégia mais similar àquela que os jovens vão encontrar no Ensino Médio, a fim de diminuir o impacto da troca de colegas ou de instituição.

Calendário letivo

No Paraná, o retorno total das aulas na rede particular deve ocorrer nesta segunda-feira (6), com férias propostas em julho, do dia 10 ao dia 23, e retorno no dia 24 do mesmo mês. O término do período letivo, por sua vez, está previsto para 15 de dezembro.

Segundo o Sinepe/PR, as escolas particulares possuem autonomia para modificar o calendário, contudo, deve existir uma justificativa para essa alteração e os órgãos competentes devem ser informados. Ainda, deve haver a garantia do cumprimento da carga horária de 800 horas/aula, distribuídas nos 200 dias letivos para o Ensino Fundamental e para a terceira série do Ensino Médio.

Já para as primeiras e segundas séries do Novo Ensino Médio, deverão ser asseguradas 1000 horas/aula dispostas em 200 dias letivos.

Feriados

Apesar de 2023 contar com nove feriados nacionais, sendo quatro prolongados, a assessora pedagógica explica que não há interferência no ano letivo.

“Já os feriados não interferem no ano letivo e sempre são contabilizados na programação do calendário escolar, que é feito com um ano de antecedência. É por esse motivo que algumas escolas optam por começar as aulas alguns dias antes ou terminá-las mais tarde”, diz Fátima.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.