Tempo

Você sabe por que as nuvens ficam ‘pretas’ antes de um temporal?

Temporal se armando em Curitiba. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná
Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

As nuvens são um elemento importante na dinâmica do tempo para saber o que está por vir, especialmente quando se formam rapidamente e escurecem, dando a impressão de que o mundo vai desabar. E é mais ou menos por aí mesmo. “Quanto mais escura a nuvem, pior”, alerta o meteorologista do Simepar, Lisandro Jacobsen. Isso porque quanto mais escura estiver, significa que está mais carregada de umidade e, consequentemente, com mais potencial para causar chuvas, raios e rajadas de vento. É o cenário típico do verão.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Mas por que as nuvens escurecem? Primeiro é preciso entender como elas se formam. Basicamente é culpa do calor. O ar quente sobe na atmosfera e leva a água em forma gasosa, o vapor, e de acordo com a altura, vai esfriando e começa a se condensar. As gotas de água então se fundem com cristais de gelo da atmosfera e o resultado são as nuvens.

+ Previsão do tempo: E como será este outono? Quente ou frio?

A quantidade de água vai influenciar na cor da nuvem. Se tiver muita umidade, é provável que fique mais densa e que se desenvolva verticalmente. Assim, quando a luz do sol bate na nuvem, é mais difícil que a atravesse e que chegue à sua base. Além disso, quanto mais água tiver na parte de baixo, melhor será a absorção de luz, dificultando que se espalhe. Por isso ao olharmos do chão, vemos a base acinzentada.

E isso é sinal de que é preciso se proteger. “Se enxergou uma nuvem de tempestade mais feia, é bom procurar um local seguro porque pode vir, além de muita água, bastante raios”, sugere Jacobsen.

+ Leia mais: Apesar da concorrência da internet, locadoras ainda sobrevivem em Curitiba

Essa situação se desenvolve rapidamente e por isso é comum que as nuvens se formem numa região e em outra muito próxima tenha apenas céu azul. “As nuvens não obedecem uma regra, senão teríamos chuva sempre no mesmo lugar. No verão isso é ainda mais comum”, explica Jacobsen. Ele acrescenta que esse cenário só existe quando não há outro sistema atuando, como as frentes frias que se formam em outro lugar e chegam trazendo nebulosidade e chuvas contínuas.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Hoje acontece o equinócio de outono, mas que diacho é equinócio. Entenda!