O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta terça-feira (30/12), um alerta vermelho para chuvas intensas válido até a manhã desta quarta-feira (31/12). O aviso atinge o Litoral do Paraná e se estende pela Região Metropolitana de Curitiba, incluindo municípios como Piraquara e Campina Grande do Sul.
De acordo com o Inmet, as precipitações podem ultrapassar 60 mm por hora ou 100 mm ao longo do dia, o que eleva significativamente o risco de alagamentos severos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas vulneráveis ou com histórico de ocorrências semelhantes.
Além do alerta vermelho, o Paraná também está sob outros dois níveis de atenção. A faixa, que inclui Curitiba, o Sul e parte do Oeste, está sob alerta laranja, indicando perigo para chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de transtornos urbanos.
Já o restante do território paranaense permanece sob alerta amarelo, com previsão de chuva moderada a forte em pontos isolados.
Previsão do tempo na hora da virada no litoral
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade deve continuar ao longo da quarta-feira. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil, associada à umidade vinda do oceano, mantém condições favoráveis à formação de nuvens carregadas.
Na noite da virada do ano, Curitiba pode registrar pancadas de chuva fracas e isoladas, principalmente entre 22h e meia-noite. Os volumes previstos são baixos, inferiores a 1 mm, mas não se descarta a ocorrência de rajadas de vento e aumento da nebulosidade. Mesmo com a chuva, o calor persiste. A máxima prevista para a capital é de 29 ºC.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



