#Finalmente!

Nova trincheira de Curitiba será inaugurada perto do aniversário da cidade

Obra recebe os acabamentos e deve ser inaugurada para o aniversário de Curitiba.
Obra recebe os acabamentos e deve ser inaugurada para o aniversário de Curitiba. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

As obras da nova trincheira que vai ligar as ruas Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, e Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri, serão finalmente inauguradas no fim de março. Pelo menos é o que promete a Secretaria de Obras de Curitiba. E, de acordo com o que apurou a Tribuna do Paraná, a prefeitura já planeja a inauguração para uma data próxima ao aniversário da cidade, no dia 29 de março.

+Viu essa? “Venha a Curitiba e ganhe uma multa”, diz dono da Havan sobre novos radares

Em nota enviada à reportagem, a pasta afirmou que a trincheira está em “reta final de obras”, com a previsão de entrega para o fim do mês de março. “A pavimentação foi concluída e a pintura está em fase final. Estão em execução a instalação de luminárias e a sinalização”, afirma o comunicado. Quem passa pelo entorno da trincheira já percebe marcas no chão indicando nova pintura de faixas e placas de novo sentido das vias já instaladas, mas ainda cobertas com um saco preto.

A nova trincheira do Bairro Alto terá duas faixas de asfalto para o tráfego de veículos e uma calçada de emergência. A estrutura também formará o binário com a trincheira já existente sob a Linha Verde e que liga as ruas Gustavo Rattman e José Zgoda. A inauguração é esperada pela população local, pois a trincheira chegou a ser prometida para o final de 2021, mas a obra atrasou e, finalmente, parece estar próxima da inauguração.

+Relembre: Prometida pra dezembro, nova trincheira em Curitiba atrasa. E a inauguração?

Como vai ficar o trânsito no local

A rua Fúlvio José Alice, com sentido ao Bairro Alto, muda de nome e passa a se chamar Amazonas de Souza Azevedo. A via que vai sentido Bacacheri é a Rua José Zgoda que passa a se chamar Rua Gustavo Rattman depois da altura da Linha Verde.

A trincheira compreende o Lote 3.2 da Linha Verde e, além da obra em si, o pacote previa pavimentação na própria Linha Verde e nos acessos laterais à nova estrutura viária. Em abril de 2021, as últimas vigas necessárias para conclusão da laje foram colocadas, para que as novas faixas de rolamento sejam pavimentadas em seu leito natural, conforme foi projetado. No mesmo período, na parte interna da estrutura viária, os serviços de escavação, drenagem e preparação da base das pistas também foram realizados.

+Leia mais! Vereadores querem mais fiscalização sobre motos barulhentas em Curitiba

Histórico de atrasos

As obras começaram em outubro de 2016 e a trincheira deveria ter ficado pronta para servir os motoristas em setembro de 2017. Porém, até então, 74,98% da obra tinha sido concluída apenas no lado da Rua Fúlvio José Alice. Assim, seis aditivos de prazo foram concedidos à empresa que executava os serviços, com a finalização prevista para julho de 2019. O trabalho não foi finalizado, mesmo com o prazo ampliado em cerca de 700 dias, e o contrato foi rompido em agosto de 2019.

Após a rescisão contratual, foi realizado um levantamento técnico e criterioso do saldo remanescente da obra e, em seguida apresentado ao agente financiador da intervenção urbana. Vencida essa fase, lançou-se a licitação para contratar a empresa que terminaria o serviço, que passou a executar a obra em agosto de 2020.

Durante os mais de dois anos de obras no Lote 3.2, a Secretaria Municipal de Obras Públicas emitiu 21 notificações contra a construtora. Os avisos legais foram motivados pela não execução de frentes de trabalho liberadas, atrasos no cronograma de execução e, por fim, pelo total abandono dos serviços, inclusive marcado pela ausência de funcionários e retirada de materiais e equipamentos do local.

Ísis descobre que está grávida
Elas por Elas

Ísis descobre que está grávida

Eriberto encontra Eliana desmaiada
Renascer

Eriberto encontra Eliana desmaiada

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro