Três cidades do Paraná vão realizar uma nova eleição para prefeito e vice-prefeito no dia 5 de outubro após representantes eleitos em 2024 terem os mandatos cassados pela Justiça. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), os municípios são Cruzeiro do Iguaçu e São João, no sudoeste, e São Tomé, no noroeste.

continua após a publicidade

Em Cruzeiro do Iguaçu, a nova eleição ocorre após a cassação do prefeito, Reni Kovalski (PP), e da vice-prefeita, Sandra Ghedin Turmina (PDT). Ambos foram acusados de compra de voto. Além da perda de mandato, foi aplicada uma multa de R$ 5,3 mil. Procurada, a defesa de Reni e Sandra afirma que busca recurso e vai tentar evitar que a nova eleição aconteça para que o TSE possa analisar com calma o procedimento. Segundo o advogado, a falta de provas não pode gerar a cassação.

Em São João, os mandatos do prefeito Clóvis Mateus Cuccolotto (PSD) e seu vice Valdir Wiesenhutter (PL) foram cassados por abuso de poder político e econômico, conforme informa o TRE-PR. Além da cassação, os dois foram declarados inelegíveis por oito anos e multados em R$ 50 mil. A reportagem tenta contato com os envolvidos.

Em São Tomé, o registro de candidatura de Eliel Hernandes Roque (MDB) foi indeferido. À Tribuna do Paraná, o político afirmou que o processo encontra-se em fase recursal junto ao TSE e a decisão é uma afronta, visto que a eleição marcada para outubro ainda pode ser suspensa caso os recursos pendentes sejam julgados procedentes.

Nova votação

continua após a publicidade

As eleições vão ocorrer em um domingo (05), das 8h às 17h. De acordo com a TRE, poderão votar eleitoras e eleitores com domicílio eleitoral na cidade até 7 de maio.

Os interessados em concorrer ao cargo devem ter domicílio eleitoral na cidade no mesmo prazo dos eleitores e filiação partidária registrada até 30 de julho de 2025.

continua após a publicidade

Todas as informações podem ser encontradas na Resolução TRE-PR nº 955/2025.