enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Enorme!

Superarticulado passa por testes nas ruas de Curitiba! Busão leva 90 pessoas a mais!

A capacidade é de 210 pessoas a bordo, 90 a mais do que o modelo atual

  • Por Alex Silveira - Gazeta do Povo
Fotos: SMCS.
Fotos: SMCS.

Curitiba vai ganhar um novo tipo de ônibus — o superarticulado. O novo modelo, fabricado pela Mercedes-Benz, está sendo testado na capital e pode ser incorporado à frota do transporte coletivo em breve. Com 23 metros de comprimento, ele é 2,5 metros maior do que os articulados tradicionais e é capaz de transportar mais passageiros em uma única viagem. A capacidade é de 210 pessoas a bordo, 90 a mais do que o modelo atual. Com isso, o veículo fica entre o articulado convencional e o biarticulado, que tem capacidade para 270 usuários.

Segundo a Urbs, o novo modelo começou a rodar na última terça-feira (28) na linha Interbairros II e, em apenas três dias, levou 3.258 passageiros — uma média de 1.090 por dia. De acordo com a Viação Redentor, responsável pelo teste, não foram registrados problemas nos primeiros dias. No entanto, o ônibus continuará circulando de segunda a sexta até o fim do período de avaliação.

O superarticulado ficará 30 dias circulando por Curitiba, período que pode ser estendido por mais 30. Um dos instrutores da empresa, Juarez Junior Silva Gonçalves, explica que a escolha da linha Interbairros II aconteceu justamente por causa do tamanho do ônibus, já que alguns terminais não comportariam os 23 metros de comprimento. “Como são apenas testes, não há problema. Caso haja opção no futuro para a aquisição e troca dos veículos antigos por esse modelo, algumas adaptações no chassi deverão ser feitas”, aponta.

superarticulado4

Além de maior, o novo ônibus traz outras diferenças significativas para o passageiro, como a diminuição de uma porta para desembarque. O modelo da Mercedes-Benz possui duas portas para os passageiros descerem, ao invés das três no ônibus Interbairros II atual. “Não tem havido reclamações, pois o passageiro se adapta rapidamente às condições dos veículos. Não é motivo para preocupação”, destaca o instrutor.

Já para os motoristas, o destaque é a segurança e o conforto. “Ele possui um sistema de tecla de bloqueio de conversões para esquerda e para a direita. Se um carro estiver muito próximo, o motorista aciona o bloqueio e a traseira do ônibus trava o giro até que a manobra seja concluída. Isso evita acidentes”.

Ainda não há informações da Urbs sobre uma possível aquisição do veículo para compor a frota de Curitiba. O superarticulado já havia sido experimentado em 2014.

superarticulado1

Economia sobre rodas

Gonçalves explica ainda que o novo modelo possui uma norma certificadora para regular a emissão de poluentes que o torna ecologicamente correto, além de desgastar menos o veículo. “A tecnologia do motor, com o certificado Euro 5, tem sistema de tratamento de graus de motor ecologicamente correto. O veículo ainda possui 360 cavalos, o que gera economia mesmo usando o combustível diesel S10”, revela o instrutor. “Além disso, bem treinados, os motoristas vão conseguir economizar não só combustível, mas todo o equipamento, estrutura e freios”, aponta.

Para ele, o superarticulado tem se mostrado confortável para os motoristas. “Ele possui um sistema de tecla de bloqueio de conversões para esquerda e para a direita. Se um carro estiver muito próximo, o motorista aciona o bloqueio e a traseira do ônibus trava o giro até que a manobra seja concluída. Isso evita acidentes”.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Idoso morre após cair de telhado em que trabalhava na Grande Curitiba

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

19 Comentários em "Superarticulado passa por testes nas ruas de Curitiba! Busão leva 90 pessoas a mais!"


Claudio Maia
Claudio Maia
2 meses 9 dias atrás

Fazem mais ônibus para transportar o povo que nem gado e poluir a cidade, ao invés de modernizar o sistema com trens ligeiros e metrô elétricos. E vamos vivendo com a mentira de que Curitiba é uma cidade modelo, uma cidade verde.

BRASILEIRO BRASIL
BRASILEIRO BRASIL
2 meses 11 dias atrás

o ônibus tem 2,5 m a mais e cabem mais 90 pessoas . será que são 90 recém nascidos ? como pode ?

Domingos Jorge Velho
Domingos Jorge Velho
2 meses 11 dias atrás

Precisamos muitos desses na linha Pinhais / Campo Comprido

Denilson O. C.
Denilson O. C.
2 meses 15 dias atrás

e nada de segurança nos ônibus e estações tubo. As investigações apontam cartel na licitação dos ônibus de Curitiba e ninguém se mete em refazer, só querem sugar o passageiro com transporte e passagem cara. A RMC com ônibus velhos e operando sem licitação desde 2010.

Márcio Lisbôa
Márcio Lisbôa
2 meses 9 dias atrás

Concordo plenamente. A linha Pinheirinho – Angélica em Araucária é só sucata. Ônibus com amortecedores estourados batendo tudo. Limpeza não existe pois tem ônibus com forte cheiro de urina e vômito. Verdadeiro lixo sobre rodas. Vergonhoso como tratam o usuário do transporte coletivo

Denilson O. C.
Denilson O. C.
2 meses 15 dias atrás

O ruim é que eles testam ônibus top com ar, internet, USB carregador para celular bancos duplos dos dois lados, novas carrocerias e até e chassis, mas na hora de implantar: poucos bancos e duros, nada de ar, nada de internet, nada de USB carregador de celular, carrocerias com acabamento fajuto…

Carlos Alberto
Carlos Alberto
2 meses 11 dias atrás

Daí meu amigo, você compra um carro só pra você, se quiser ar, USB, internet, e outras coisas mais. O povo folgado viu, é um ônibus, não a sala de una casa. Quer conforto fique em casa, se ligue.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas