Curitiba é uma cidade modelo há décadas. Suas soluções de mobilidade, muitas delas originais, serviram de modelo para outras cidades do mundo todo. Neste ano a novidade, não necessariamente pioneira, são as barras de LED que funcionam como semáforos auxiliares. Lançadas como parte das ações do Maio Amarelo, pela segurança no trânsito, elas ajudam a chamar a atenção de pedestres e ciclistas mais desatentos aos perigos dos cruzamentos.

continua após a publicidade

As primeiras foram instaladas na Avenida Mario Tourinho, região do Parque Barigui, no acesso recém inaugurado, que leva os pedestres ao ParkShopping Barigui, às margens do rio. A partir de então, outros cruzamentos também receberam a nova sinalização. Entre eles o cruzamento da Rua Amintas de Barros com a Conselheiro Laurindo, ao lado do Teatro Guaíra, o mais novo cruzamento contemplado com a nova sinalização.

+ Veja mais: Farmacêuticas pedem proibição de Ozempic feito em farmácia de manipulação

Quem passa pelo local à noite fica surpreso com a novidade. A barra muda de cor quando o semáforo abre ou fecha. Quando o fluxo de veículos está liberado, a barra fica vermelha. Quando chega a hora dos pedestres ultrapassarem, com os semáforos fechados, a barra fica verde.

continua após a publicidade

“Hoje em dia a gente verifica que muitos pedestres utilizam celular e não se atentam para olhar o porta-foco que fica na altura dos olhos. Os pedestres têm seu olhar voltado para o celular e consequentemente para o chão. Por isso, a instalação das barras de LED em espelho orienta o pedestre sobre a travessia segura”, explicou o superintendente de trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti.

+ Leia também: Por que janelas estão ‘suando’? Mudança brusca no tempo intriga Curitiba

continua após a publicidade

Em 2024, segundo a Prefeitura, foram registradas 850 ocorrências de atropelamento em Curitiba. A nova tecnologia busca alertar pedestres e ciclistas desatentos, especialmente os que usam telefone celular enquanto fazem a travessia.

Pontos estratégicos

As barras estão sendo instaladas em pontos estratégicos de Curitiba, em regiões com grande fluxo de pedestres como shoppings centers e estádios de futebol. Além da chegada ao Parque Barigui, as faixas já iluminam a travessia de quem vai ao Shopping Jockey Plaza, no Tarumã, e ao redor da Ligga Arena, em quatro cruzamentos: Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Buenos Aires; Rua Brasílio Itiberê com Rua Buenos Aires; Rua Brigadeiro Franco com Avenida Presidente Getúlio Vargas; e Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Desembargador Motta. 

“Nesse momento estamos ampliando as travessias com as Barras de Led, a superintendência de Trânsito está implantando também nos dois semáforos em frente ao estádio Couto Pereira, na rua Amâncio Moro com Mauá e a Amâncio Moro com o Ubaldino do Amaral, devido ao grande movimento de pedestres na Paróquia Perpétuo Socorro e nos dias de jogos no Couto Pereira durante o período noturno”, disse Pessuti.

A Visconde de Guarapuava também está sendo contemplada com barras de LED no cruzamento com a Rua Alferes Poli, onde há muito movimento noturno de pedestres. A área foi escolhida pela proximidade com pontos de transporte coletivo, e com a Santa Casa, FAE Business School e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima.

“As 10 regionais vão ganhar essa tecnologia, a superintendência está mapeando os cruzamentos com maior fluxo de pedestres noturno para instalação dessa nova tecnologia. “É uma tendência não só mundial, essa tecnologia é uma tendência nacional também, já presente em outras capitais brasileiras, porque essa inovação se mostra bem eficaz, e a aceitação é muito boa”, concluiu o superintendente.