A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinou, na última sexta-feira (26), em Madri, um Memorando de Entendimento com a empresa espanhola Acciona. A parceria representa o primeiro passo para ampliar a atuação da Sanepar em todo o Brasil. Atualmente, a companhia atende 344 municípios no Paraná e um em Santa Catarina.
Segundo o governador Ratinho Júnior, o acordo marca uma nova etapa no crescimento da empresa. “No Paraná, a Sanepar é um exemplo de eficiência, garantindo 100% de abastecimento à população dos 345 municípios atendidos, além de 81% de coleta de esgoto, com 100% dele tratado. Esse desempenho permitirá ao Estado atingir as metas do Marco Legal do Saneamento antes do prazo estipulado”, destacou o governador.
Com o Memorando de Entendimento, Sanepar e Acciona vão realizar estudos, avaliações e tratativas para uma possível participação conjunta, via consórcio, em concorrências públicas de saneamento em diferentes regiões do país.
Em junho, o Conselho de Administração da Sanepar já havia autorizado a análise de novos negócios relacionados ao tratamento e destinação de resíduos, à expansão de mercado e a parcerias para a instalação de redes de fibra óptica em sistemas de esgotamento sanitário.
Momento da empresa
Com mais de seis décadas de atuação, a iniciativa ocorre em um momento estratégico para a Sanepar. No segundo trimestre de 2025, a companhia registrou receita líquida de R$ 1,7 bilhão, crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A parceria com a Acciona amplia o horizonte da Sanepar, incorporando a experiência da multinacional espanhola em projetos, construção e operação de estações de tratamento de água e esgoto. A Acciona do Brasil integra o grupo Acciona, especializado em infraestrutura sustentável e energias renováveis.
No país desde 1996, a Acciona já participou de importantes projetos de saneamento em Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, além de obras de infraestrutura como o Terminal 2 do Porto do Açu (RJ), a transformação da Estação Júlio Prestes em Sala São Paulo e a retomada da Linha 6–Laranja do metrô paulistano.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



