Um dos pedaços mais badalados de Curitiba ganhou nova cara na noite. A Rua Bispo Dom José, aquela do Batel que todo mundo conhece pela fama gastronômica, baladas e movimento intenso, acaba de receber uma transformação luminosa com a chegada de tecnologia LED. O trecho de 780 metros, que vai da charmosa Pracinha do Batel até o Largo Aníbal Guimarães Carneiro, no Seminário, agora brilha diferente com 83 novas luminárias.
Quem frequenta o pedaço sabe bem: antes, a iluminação deixava a desejar, com manchas escuras e aquela luz laranja-amarelada que mais criava sombras do que iluminava. Agora, a história é outra! Calçadas e ruas ganharam claridade homogênea, sem aqueles cantos escuros que ninguém gosta de passar.
Vale lembrar que o trabalho aconteceu na madrugada, sempre depois das 22h, para não complicar ainda mais o trânsito da região. A Engie Soluções Cidades Inteligentes botou a mão na massa, com o pessoal da Secretaria de Obras Públicas de olho em tudo.
Aliás, o secretário Luiz Fernando Jamur destacou que a melhoria vai além da economia: “A Rua Bispo Dom José é uma região de forte apelo turístico, com intensa movimentação de pedestres, ciclistas e veículos. Com a nova iluminação, a via passa a contar com melhor visibilidade, segurança viária e valorização do espaço urbano”.
E não é só essa rua que está mais iluminada. Curitiba já tem 88% da iluminação pública modernizada com LED – são 146 mil pontos espalhados pela cidade. A maioria (90%) foi instalada no sistema viário, com o restante em praças e outros espaços.

Ah, e para quem está se perguntando “e a minha rua?”, Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública, tem a resposta: “Iniciamos as modernizações pela periferia, nos bairros mais distantes do Centro. Neste ano, a partir do programa de redesenvolvimento do Centro, concentramos os serviços nas vias da regional Matriz. Desde janeiro, foram instaladas 2.000 luminárias de LED em 94 ruas do Centro, Centro Cívico e São Francisco”.
O plano da prefeitura é ambicioso: até 2026, todos os cantos da cidade devem contar com iluminação em LED. Além das ruas, a modernização também vai alcançar 15 mil pontos em praças, parques, jardinetes e largos, com metade desse trabalho previsto para conclusão até o início do próximo ano.
É mais economia para os cofres públicos, menos manutenção e um impacto ambiental reduzido. Sem falar na sensação de segurança que uma boa iluminação traz para quem circula pela noite curitibana. A cidade mais iluminada fica mais bonita e acolhedora para todos.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



