O Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (Sindiabrabar) e a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas no Paraná (Abrabar-PR) entraram com um recurso para liberar o funcionamento do sistema self-service de restaurantes em Curitiba. O serviço de buffet passou a ser suspenso na sexta-feira (17), depois que novas medidas de combate ao coronavírus no comércio foram divulgadas pela prefeitura.

continua após a publicidade

De acordo com o Sindiabrabar, o novo recurso foi protocolado na Secretaria Municipal da Saúde e pede a revogação do artigo publicado no Diário Oficial de quinta-feira (16) que proíbe o sistema de self-service. “Requer-se a manutenção do funcionamento do sistema buffet nos estabelecimentos gastronômicos, desde que, adotados os protocolos de atendimento dispostos pela secretaria, sob pena de fiscalização e penalidade administrativa”, diz o recurso.

LEIA TAMBÉMRatinho Jr diz que pode “fechar tudo” se casos de coronavírus aumentarem no PR

De acordo com o presidente do Sindiabrabar, Fábio Aguayo, o recurso protocolado na secretaria da saúde já tem efeito legal. “Até não ser julgado o recurso, a prefeitura não pode fazer nada. Pode até querer multar, mas não vai ter nenhum valor jurídico porque eles têm que julgar esse nosso recurso”, explica Aguayo.

continua após a publicidade

Pedimos para quem tem buffet, continue com todas as atividades normais, respeitando todas as outras normativas anteriores. Separação de 1,5 metro entre as mesas, utilização de álcool 70%, máscaras e luvas para todos os funcionários que estão dentro do estabelecimento”, comenta o advogado do sindicato, Paulo Henrique de Freitas.

Justificativa da suspensão

De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Francielle Narlock, o público fica muito próximo dos alimentos no serviço de buffet, por isso a prefeitura realizou a suspensão. “ O problema é que nesses ambientes as pessoas precisam ficar muito perto dos alimentos e também compartilham os utensílios para se servirem”, comentou Narlock.

continua após a publicidade

Os restaurantes populares da prefeitura estão funcionando no sistema prato feito. São 4.700 refeições por dia nos cinco estabelecimentos que estão abertos – Matriz, Capanema, Pinheirinho, Sítio Cercado e CIC.

Novas medidas

A prefeitura de Curitiba publicou em seu Diário Oficial nesta quinta-feira (16) uma série de regras de prevenção ao novo coronavírus para o funcionamento do comércio e estabelecimentos abertos ao público. O descumprimento das medidas pode acarretar até na cassação do alvará do estabelecimento.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: