Na bronca!

Protesto de taxistas muda o trânsito em Curitiba. Categoria será recebida na prefeitura!

Foto: Aniele Nascimento

Taxistas fazem um protesto em Curitiba na manhã desta terça-feira (20) contra o que eles entendem como falta de fiscalização do transporte por aplicativo na capital e na região metropolitana. Os motoristas se concentraram na Avenida Comendador Araújo (Avenida das Torres), na região do Jardim Botânico, e por volta das 9h15 começaram a seguir em carreata até a sede da prefeitura, no Centro Cívico.

Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) acompanham o movimento, que provoca alterações no trânsito. Na Avenida das Torres, uma das faixas foi bloqueada para a passagem dos taxistas.

+Veja mais! Protesto de taxistas bloqueia ruas e provoca alteração em linhas de ônibus no Centro Cívico!

O trajeto previsto passa Avenida das Torres até a Rodoferroviária de Curitiba, onde fica a sede da Urbs, gestora do transporte público da cidade. Haverá um ato no local. Depois, os manifestantes seguirão em direção à Câmara Municipal, na Rua Barão do Rio Branco, no Centro, para outro ato.

O protesto cobra da administração municipal fiscalização no transporte compartilhado por aplicativos, como Uber, Cabify e 99 Pop, em cumprimento à Lei nº 13.640 que regulamentou o serviço no país no ano passado. A norma prevê, entre outros pontos, obrigatoriedade da versão da Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior, que informe que exerce atividade remunerada, manter em dia o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.

“A gente está cobrando o prefeito dentro da legalidade, não estamos pedindo nada que seja proibitivo ou restritivo”, explicou o taxista Marcos Carneiro, que integra o protesto.

O município de Curitiba também tem regras próprias para a operação de carros compartilhados na cidade. As normas foram alteradas em novembro de 2018 e passaram a permitir que os veículos tenham placa de outros municípios e que possuam até sete anos de fabricação.

Eles serão recebidos para uma conversa na prefeitura de Curitiba.

+ Você sabia que está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana? Tudo sobre futebol, entretenimento, horóscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias. Vem com a gente!

Casal de Curitiba se doa ‘ao mundo’ por causas humanitárias