Sem dor de cabeça!

Vai comprar terreno ou construir em Curitiba? Fique atento às regras

Urbanismo dá dicas para quem quer comprar lote ou construir sem dor de cabeça em Curitiba
Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba alerta sobre a importância de consultar a legislação e buscar assessoria profissional antes de comprar terrenos ou iniciar construções na cidade. Em 2025, a SMU realizou 31.743 análises de projetos e emitiu 4.451 alvarás de obras.

O diretor do Departamento de Controle de Edificações da SMU, Fábio Gonçalez Francio, explica que a Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo (Lei Municipal 15.511/2019) determina os tipos de ocupação permitidos em cada setor da cidade. “Tudo está sujeito à Lei de Zoneamento”, afirma Francio.

Para orientar os interessados, a SMU disponibiliza gratuitamente em seu site a Consulta Informativa do Lote (CIL), que resume os parâmetros construtivos como alinhamento predial, taxa de ocupação e recuos. Esses conceitos são essenciais para evitar multas ou embargos de obras.

A prefeitura recomenda que proprietários de lotes mantenham os terrenos cercados e as calçadas em boas condições para garantir a acessibilidade dos pedestres. Informações sobre taxas de análise de projetos e vistorias também estão disponíveis no site da SMU, variando conforme a área e tipo de construção.

Quanto custa comprar um lote ou construir em Curitiba?

Pelo site do Urbanismo, os interessados em comprar lotes ou construir também podem saber os valores a serem despendidos com taxas de análise de projetos e de vistorias. Eles variam de acordo com a área do projeto e o tipo de construção. Obra nova e reforma, por exemplo, têm valores diferentes.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google