Baixas temperaturas

Plantas também sentem frio! Cuidado deve ser redobrado no inverno

planta inverno
Foto: Pixabay.

Casacos, toucas, cachecóis, uma boa xícara de café, um chocolate quente, estamos no inverno e essas são algumas das opções que podem ser usadas para driblar as baixas temperaturas. Mas e suas plantas, será que elas também sentem frio? A resposta é sim, assim como as pessoas, elas também sentem as baixas temperaturas. Por isso, durante os dias frios é importante buscar alternativas para que as plantas fiquem protegidas e confortáveis.

“Antes de mais nada, vale lembrar que por ser um país grande, no Brasil o inverno pode se apresentar de forma diferente em cada região, com alguns lugares sendo mais secos, outros mais úmidos, temperaturas mais baixas, ventos e geadas em determinados locais e tudo isso deve ser levado em consideração. E de forma geral, também é importante saber que as nossas plantas sempre irão precisar de cuidados específicos de acordo com cada estação do ano, mas em períodos como o inverno, geralmente elas ficam mais sensíveis e a atenção deve ser redobrada”, explica o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano.

LEIA TAMBÉM:

>> Abandono, ‘banho na fonte’ e lixão: Bosque de Curitiba é alvo de reclamação de moradores

>> Luciano Huck revela valor doado ao ‘Criança Esperança’ e é criticado; Só isso??

Assim como o corpo humano é composto em boa parte por água (mais de 70%), as plantas também têm cerca de 80% do seu peso constituído por água. As baixas temperaturas podem afetar o fluido, congelando-o e consequentemente afetando as células das plantas influenciando no seu crescimento e reprodução. Além disso, em regiões onde tem geadas, por exemplo, também pode acontecer de se formar finas películas de gelo em volta, cobrindo toda a planta e isso pode fazer com que a radiação solar tenha seus efeitos amplificados, queimando sua superfície.

Outros fatores como o vento, que pode causar a queda de folhas e galhos, a falta de luz direta (que é primordial para algumas espécies), o solo mais úmido, propício para o aparecimento de parasitas ou até o apodrecimento da raiz, são consequências que podem atingir as plantas, caso elas não recebam os cuidados necessários.

O especialista da Forth Jardim, deixa algumas dicas para amenizar os efeitos do frio e permitir que as plantas passem pelo inverno de forma tranquila:

1 – Acomode suas plantas

Se você tem vasos ou plantas suspensas que ficam em áreas externas, como as sacadas, por exemplo, fica mais fácil remanejá-las. A dica é trazê-las para dentro de casa, mas, sempre que possível, opte por deixá-las próximas às janelas ou locais que recebem mais a luz solar. Iluminação artificial, como a utilização de lâmpadas próximas, também podem ser uma forma de fornecer uma fonte de calor.

Antes de remanejá-las, vale fazer uma “inspeção”, se o seu vaso de planta está limpo, sem folhas e galhos mortos e/ou doentes ou com alguma praga.

2 – Proteja contra o frio

Tanto para as plantas que ficam dentro de casa quanto, nos casos em que não é possível remanejar elas de local, para quem tem jardim externo e plantas direta no solo, por exemplo, a adubação também é uma forma de protegê-las.

A adubação rica em potássio faz com que a planta fique mais resistente ao frio, geadas, pragas e doenças. Já a adubação foliar com fosfito de potássio, favorece a resistência e deixa a planta pronta para reagir a um possível ataque de fungos.

3 – Regue com cuidado

A frequência de regas deve ser bem menor no período de inverno, pois como as plantas estão em “dormência”, a necessidade de água, que geralmente é usada em processos metabólicos e fotossintetizantes, é menor. Desta forma o excesso de água e umidade pode provocar apodrecimento de raiz ou surgimento de fungos e pragas.

Além de diminuir a frequência, é mais indicado regá-las no período da manhã, pois de tarde e de noite o risco de o solo ficar mais úmido é maior. E o ideal é regar o solo e não as folhas e flores.

4 – Faça podas de manutenção

Realizar podas para retirar galhos mortos, malformados ou doentes, também é uma forma de literalmente “limpar” a planta e melhor a incidência solar sobre ela. E vale reforçar que o final do inverno é um dos períodos mais propícios para realizar podas, pois é uma forma de já começar a prepará-la para chegada da Primavera, permitindo que cresça ainda mais bonita e saudável.

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?
Vote na enquete!

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia
Amarelo simpático!

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia

Rapazes têm dia digno de
VÍDEO

Rapazes têm dia digno de “Superhomem” em Curitiba; O que eles fizeram foi INCRÍVEL!!!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



Voltar ao topo