Operação Lesa Pátria

PF cumpre mandados em Curitiba contra suspeitos de participação em atos golpistas de 8/1

Vandalismo em Brasília
Vândalos invadiram o Congresso, o Planalto e o STF em Brasília, em 8 de janeiro. Foto: EFE/André Borges

A Polícia Federal cumpre nesta terça (7) três mandados de buscas de prisão e oito de busca e apreensão contra suspeitos de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília.

As diligências são cumpridas nas cidades mineiras de Alpinópolis, Areado e Passos e em Curitiba, no Paraná, no âmbito da 7ª fase da operação Lesa Pátria.

LEIA AINDA – Dinheiro esquecido em bancos será liberado nesta terça-feira. Como consultar?

Assim como nas outras fases, a ação se dá dentro dos inquéritos abertos pela PF após os ataques aos prédios dos três Poderes por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

VIU ESSA? Supermercado de Curitiba aposta em tradição de família, na contramão da concorrência

Os fatos apurados, segundo a PF, podem configurar os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Fases da investigação

A PF mira quatro frentes nas investigações abertas.

Uma delas mira os possíveis autores intelectuais, e é essa frente que pode alcançar Bolsonaro. Outra tem como objetivo mapear os financiadores e responsáveis pela logística do acampamento e transporte de bolsonaristas para Brasília.

LEIA AINDA – Empresa de Curitiba salva relíquias de família e restaura lustres históricos

O terceiro foco da investigação PF são os vândalos. Os investigadores querem identificar e individualizar a conduta de cada um dos envolvidos na depredação dos prédios históricos da capital federal.

A quarta linha de apuração avança sobre autoridades omissas durante o 8 de janeiro e que facilitaram a atuação dos golpistas.

Essas investigações deram origem as setes fases ostensivas da operação até o momento.

Em 20 de janeiro, a PF deflagrou a 1ª fase da operação Lesa Pátria e cumpriu oito mandados de prisão. Um dos alvos, Raif Gibran Filho, foi abordado em sua residência, mas pulou do segundo andar pela janela e fugiu.

Três dias depois, a segunda fase da ação, foi preso um golpista identificado por quebrar o relógio de dom João no Palácio do Planalto.

LEIA TAMBÉM –  O barbeiro do Governador! Conheça o Arídio, o homem que cuida do cabelo de Ratinho Jr

No dia 27 de janeiro, outros 11 mandados de prisão foram cumpridos na 3ª fase da operação. Em Santa Catarina, foi presa Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, 67, conhecida nas redes como Fátima de Tubarão.

Na 4ª fase, em 3 de fevereiro, um dos três alvos de mandado de prisão foi Lucimário Benedito Camargo, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Rio Verde (GO), conhecido como Mário Furacão e que gravou um vídeo durante a invasão do Palácio do Planalto.

Dias depois, em 7 de fevereiro, a operação alcançou possíveis autoridades omissas e prender quatro policiais militares do Distrito Federal. Entre eles, o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, então chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF.

Já em 14 de fevereiro, foi realizada a 6ª fase e foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.