Pro xadrez!

Operação Lesa Pátria no Paraná e mais estados prende 8 envolvidos em atos golpistas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (14) oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão contra financiadores e participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro. A ação ocorre no Paraná e em mais quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Sergipe e São Paulo. Os pedidos foram expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Esta é a 6ª fase da Operação Lesa Pátria, realizada pela PF como parte da investigação que apura os responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, quando bolsonaristas invadiram os prédios dos Três Poderes.

As pessoas envolvidas nos atos golpistas podem responder pelos seguintes crimes:

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito Golpe de Estado Dano qualificado Associação criminosa Incitação ao crime Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido Quem já foi alvo da Operação Lesa Pátria? Na primeira fase da Operação Lesa Pátria, em 20 de janeiro, foram presos Ramiro dos Caminhoneiros, apontado como um dos principais nomes na organização de caravanas aos atos golpistas, e Renan da Silva Sena, ex-funcionário terceirizado do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Em 27 de janeiro, a PF prendeu Fátima do Tubarão, que viralizou em vídeo nas redes sociais dizendo que ia “pegar o Xandão”.

Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, um sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de busca e apreensão. Ele não foi localizado.

Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal também foram presos pela operação. Um major aparece em um vídeo em que é flagrada a retirada dos batalhões de Choque da PM-DF, o que libera a passagem de bolsonaristas para a Praça dos Três Poderes.

Sabe de algo: Denuncie!

A PF pede ajuda para seguir identificando pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram a invasão. O e-mail é o denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.