Centro

Revitalização do Passeio Público vai incluir implantação de praça pra convivência e eventos

A revitalização do Passeio Público, primeiro parque e primeiro zoológico da cidade, continua a partir desta segunda-feira (18). Será realizada a implantação da Praça do Passeio, uma área comum de convivência, com o objetivo de resgatar a identidade e o valor histórico do local, inaugurado em 1886.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A praça ficará à beira do lago, onde já funcionaram uma casa de barcos e um restaurante. A intenção é promover a integração visual do parque e favorecer a circulação de pessoas além da possibilidade de sediar eventos itinerantes da vida cultural e gastronômica de Curitiba.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, destaca que os trabalhos fazem parte de um projeto amplo e que contempla a recuperação de toda a região Central de Curitiba. Na lista entram o novo espaço cultural Cine Passeio, onde ficava o antigo quartel do Exército na Rua Riachuelo; e a revitalização de fachadas de prédios históricos, dentro do programa Rosto da Cidade.

+Leia também: Corredores se unem para uma missão nobre: juntar um milhão para o Erastinho

A praça

A implantação do novo espaço começa a partir do desmonte da estrutura que já existe, que é formada por uma cobertura de madeira e algumas paredes de alvenaria. De acordo com o diretor de Parques e Praças da Secretaria, Jean Brasil, a previsão é para que a área esteja à disposição da população no final do mês de abril. “O material retirado será levado para a oficina do Departamento de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente para que seja reutilizado na recuperação e conserto de equipamentos de áreas públicas da cidade, como bancos e floreiras”, esclarece o diretor.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Passeio renovado

Além do conserto de rachaduras, impermeabilização e limpeza do fundo dos lagos, foi revitalizada a fonte que homenageia o príncipe dos poetas, Emiliano Perneta, na Ilha da Ilusão, com a colocação de um novo piso de concreto, pedras e placas recuperadas.

A reforma e pintura dos recintos dos animais e recuperação do playground e de outros atrativos, como a ponte pênsil também foram feitos no Passeio Público. A instalação de um módulo da Guarda Municipal também faz parte do projeto de revitalização do parque.

+Leia também: Temperaturas vão cair na última semana de verão. Confira a previsão completa!

As árvores do Passeio

Pelos próximos dois meses, todas as segundas-feiras, dias em que o Passeio Público fica fechado para manutenção, equipes farão o manejo da arborização do local. As cerca de 1,5 mil árvores do parque receberão podas de limpeza e segurança.

“O trabalho vai promover a retirada de brotações e galhos secos que tenham risco de queda”, conta a gerente de Parques da Secretaria, Walquíria Pizzatto Lima. Quatro árvores desvitalizadas serão removidas. Dentro das ações de revitalização do Passeio está previsto, também, um novo paisagismo com o plantio de novas árvores.

Greca promete mutirões e outras medidas pra reduzir filas nos postos de saúde