Prometida inicialmente para começar a funcionar no aniversário de Curitiba, celebrado no fim de março, a esperada linha de ônibus Fagundes Varela/Fanny teve a data de entrega atrasada duas vezes e não deve começar a operar tão cedo. A Urbs adiou por tempo indeterminado a implantação da linha que irá integrar a Linha Verde de Norte a Sul. E o motivo não é apenas um, mas uma série de erros de planejamento e de obras incompletas que impossibilitaram o início da operação.

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Uma das razões envolve uma avaliação da Polícia Rodoviária Federal do Paraná (PRF-PR), que concluiu, na última sexta-feira (12), que não há segurança suficiente para que os carros e os ônibus transitassem no esquema proposto.

O primeiro ponto elencado pela PRF como determinante para avaliar a circulação como arriscada é o fato de a canaleta exclusiva para ônibus não estar totalmente pronta ao longo de um bom pedaço do trajeto. Isso significa que a nova linha teria de circular pela rodovia junto dos outros carros. Essa passagem aconteceria no cruzamento da BR-116 com a Av. Victor Ferreira do Amaral e no encontro entre a BR-116 e a estação-tubo Fagundes Varela, instalada próxima à rua de mesmo nome.

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“Os locais de entrada e saída da rodovia não estão bem preparados para essas manobras e colocariam em risco tanto quem está no ônibus quanto quem está nos outros veículos”, explica Waldecir Schuster, chefe da Delegacia Metropolitana da PRF.

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Um segundo ponto no parecer da PRF leva em conta que, enquanto o tubo Fagundes Varela ainda não está sendo utilizado, manilhas colocadas para demarcar a obra estão ajudando a sinalizar o trânsito na região. Com o ônibus passando a circular por ali, as manilhas precisariam ser retiradas e, segundo Schuster, seria grande o risco de veículos entrarem por engano na canaleta e acabarem colidindo com algum coletivo.

Foto: Cecília Tümler/Gazeta do Povo

Sem espaço para retorno

Os motivos pontuados pela PRF não foram citados pela Urbs para justificar o último atraso da obra. No último sábado (13), a empresa informou apenas que a linha não poderia ser inaugurada em razão de um problema no raio de giro do veículo — mais um problema que não foi previsto.

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Segundo a Urbs, foi apenas nos últimos testes de circulação do itinerário que foi constatado que, no ponto final da linha, não haveria espaço suficiente para que o veículo fizesse a volta. Ou seja, não conseguiria continuar o trajeto no sentido oposto.

Além disso, outro ponto não mencionado pela Urbs é que as obras na estação-tubo que serviria de ponto de partida para a nova linha nem sequer está pronto. A reportagem visitou o tubo Fagundes Varela na tarde desta segunda-feira (15) e constatou que ainda há partes da instalação que estão incompletas. Dezenas de trabalhadores estavam colocando as portas das estações-tubo, com fios elétricos à mostra e buracos abertos na extensão do piso do tubo — um trabalho que não poderia acontecer com o entra e sai de passageiros.

Quando a linha irá circular de fato?

Segundo a Urbs, fapós uma série de reuniões entre reuniões entre técnicos da empresa, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), foi definido que a implantação da Fagundes Varela/Fanny foi adiado por tempo indeterminado.

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“Os técnicos avaliaram que mudanças da frente de trabalho das obras da Linha Verde, na altura da estação-tubo Fagundes Varela, para o outro lado da pista, que deverá ser feita nos próximos 60 dias causaria problemas de segurança no cruzamento”, explica a empresa, em nota. “Nesse período, a frente de obras vai desviar o fluxo de veículos no sentido Norte para a marginal direita em uma única faixa, inviabilizando o acesso dos ônibus à estação Fagundes Varela. No sentido Sul também será desviado o fluxo de veículos cortando a canaleta inviabilizando a circulação dos ônibus.”

Relembre o caso

A linha Fagundes Varela/Fanny era promessa do prefeito Rafael Greca (DEM) para o aniversário de Curitiba deste ano, mas acabou ficando no papel porque mudanças operacionais nas estações-tubo por onde a linha vai passar não foram concluídas a tempo.

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O prefeito chegou a fazer uma declaração sobre o assunto no dia 6 de fevereiro, de dentro da estação-tubo Fagundes Varela, no Bairro Alto, que será o ponto principal da linha: “Este tubo, no aniversário de 326 anos de Curitiba, vai ficar pronto e a Linha Verde no seu canteiro central terá ônibus.

Após um primeiro atraso na entrega, a linha Fagundes Varela/Fanny teve uma nova data de operação marcada para esta segunda-feira (15). Porém, no último sábado (13), a Urbs informou que inauguração atrasaria mais uma vez, sem dar um novo prazo.

Trajeto e horários

Entre os pontos inicial e final, a linha Fagundes Varela/Fanny está programada para ter parada na estação Marechal Floriano, onde os passageiros poderão fazer integração com o expresso Pinheirinho-Carlos Gomes, Circular Sul e ligeirinho Fazenda Rio Grande. O projeto também prevê parada na estação-tubo Vila Olímpica, mas ela está fora do trajeto neste primeiro momento.

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Até o adiamento, o plano era que a linha começasse a funcionar com horários de segunda-feira a sábado. Em dias úteis, os ônibus estavam previstos para operar das 6h à meia-noite. A última viagem diária deveria da estação Fanny, às 23h40. No sábado, o horário estava previsto para ser das 6h às 14h.

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