A partir desta terça-feira (12), as temperaturas começam a subir em todas as regiões do Paraná. Em Curitiba, a máxima da semana pode chegar a 22 °C na quarta-feira (13). Para os próximos dias uma onda de calor: Curitiba pode ter máxima de 30ºC, segundo a previsão do tempo.
As temperaturas mais amenas ficam concentradas na metade sul do estado, com destaque para o extremo Sul, próximo à divisa com Santa Catarina. “Como a expectativa é de sol ao longo do dia na maior parte do estado, ocorre uma rápida ascensão das temperaturas”, explica o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Lisandro Jacobsen.
Em Maringá, por exemplo, a máxima prevista para esta terça é de 24 °C, com tendência de elevação nos próximos dias. “A amplitude térmica passa a ser destaque, com valores bem mais elevados do que os registrados nos últimos dias”, complementa o especialista.
Até o fim da semana, cidades como Maringá, Paranavaí e Umuarama podem registrar temperaturas acima de 30 °C. A chegada de uma frente fria pelo oceano, prevista para sexta-feira (18), deve provocar chuvas isoladas e uma leve queda nos termômetros, mantendo, porém, um clima agradável.
Onda de calor em Curitiba?
Em Curitiba, a previsão aponta máxima de 30 °C somente na próxima sexta-feira (22). No domingo (10), a temperatura prevista para o dia era de 35 ºC. No entanto, os meteorologistas alertam que, quanto mais distante o período, maior a margem de alteração nos modelos computacionais de previsão.
“Quando mais distante a previsão, mais os valores sofrem alteração”, reforça Jacobsen. Confira, abaixo, a explicação do indício da onda de calor:
De todo modo, até a chegada do calor, Curitiba ainda terá temperaturas amenas com grande amplitude térmica durante o dia. As mínimas acima dos 10 ºC só começam a ser registradas a partir de domingo (17).
Fim do frio?
Segundo o Simepar, ainda não é possível afirmar que o frio acabou em 2025. “Vale ressaltar que frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar mais aquecido e outra mais fria. Nem sempre ela vem acompanhada de ar tão gelado e seco, mesmo com características polares”, explica a meteorologista Júlia Munhoz.
O Simepar alerta que quedas acentuadas de temperatura ainda devem ocorrer até o fim do inverno, seja com ou sem passagem de frentes frias. A expectativa, no entanto, é que essas baixas sejam mais suaves do que as ondas de frio que derrubaram os termômetros no estado nos últimos meses.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



