A partir da próxima segunda-feira (11), motoristas que utilizam a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel — continuação da Avenida Victor Ferreira do Amaral — enfrentarão alterações significativas no trânsito. A megaobra do novo Viaduto Curitiba-Pinhais, que promete desafogar o tráfego na região, exigirá bloqueios nas faixas centrais da via por aproximadamente 300 metros a partir do limite entre os municípios.

continua após a publicidade

A intervenção acontecerá em Pinhais e integra os pacotes 3 e 4 do Lote 4 do Projeto Novo Inter 2, sob coordenação da prefeitura de Curitiba e com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Enquanto Curitiba responde pela execução da obra, a Prefeitura de Pinhais define os desvios necessários.

>>> Novo viaduto de Curitiba recebe vigas que pesam 610 toneladas

O tráfego será mantido nos dois sentidos, mas desviado para as pistas marginais. No sentido Curitiba–Pinhais, o bloqueio ocorrerá entre as ruas 25 de Dezembro e Iolanda Túlio Borba. Na direção contrária, Pinhais–Curitiba, o fechamento será entre as ruas Altônia e Santa Helena.

continua após a publicidade

Os motoristas que seguem para Pinhais não poderão fazer conversão direta à esquerda na Rua Altônia. O caminho alternativo será virar à direita na Rua 25 de Dezembro, depois à esquerda na Rua Wanda dos Santos Mallmann e novamente à esquerda na Rua Iolanda Túlio Borba. Estas vias terão sentido único provisoriamente durante o período de bloqueio.

Para evitar congestionamentos, especialmente nos horários de pico, a Prefeitura de Pinhais recomenda rotas alternativas. Para quem vai ao Bairro Alto, o indicado é utilizar as ruas Mandaguaçu e Santa Helena. Para o Capão da Imbuia, as opções são a Rua Guilherme Weiss e as avenidas Iraí e Ayrton Senna. Já para o Cajuru, pode-se seguir pela Avenida Iraí e Rua Rio Amazonas.

Novo viaduto em Curitiba: em que pé está a obra?

continua após a publicidade

O desvio permitirá a construção das fundações da estrutura de terra armada que dará sustentação ao viaduto, etapa que exige a liberação total das pistas centrais. A previsão é que esta fase da obra dure 90 dias.

O Viaduto Curitiba-Pinhais integra o Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2, que contempla mais de 38 quilômetros de requalificação em Curitiba. A estrutura visa melhorar a fluidez do tráfego e fortalecer a integração metropolitana, principalmente no eixo de transporte coletivo, beneficiando 28 bairros e aproximadamente 181 mil passageiros diariamente.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉