Produção de explosivos

O que a Enaex Brasil faz? Fábrica que explodiu teve outros acidentes

Detalhe mostra uma estrutura destruída após a explosão na Enaex Brasil.
Detalhe mostra uma estrutura destruída após a explosão na Enaex Brasil. Foto: Reprodução/Bombeiros.

Uma explosão na manhã desta terça-feira (12) atingiu a Enaex Brasil, antiga Britanite, em Quatro Barras, no quilômetro 1 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). A área foi evacuada devido ao risco de novos incidentes, já que o local armazena material explosivo. A fábrica opera 24 horas na produção desses artefatos. Em 2004, a mesma fábrica registrou uma explosão, deixando duas mortes.

ATUALIZAÇÃO >> Nove pessoas morrem em explosão. Lista das vítimas é divulgada

A Britanite Indústrias Químicas S.A. foi fundada em 1961 e, durante décadas, forneceu explosivos para obras de grande porte, como a hidrelétrica de Itaipu e a ferrovia de Carajás, além de atuar no setor de mineração. Chegou a liderar o segmento no Brasil e expandiu operações para outros países da América Latina e Central, mantendo filial no Panamá.

Em 2015, a empresa foi adquirida pela Enaex Brasil, subsidiária da Enaex Global, multinacional chilena do grupo Sigdo Koppers. Antes disso, as ações eram divididas igualmente entre o grupo CR Almeida, a própria Enaex e a peruana Exsa, do grupo Brescia. 

Hoje a Enaex Global atua em cinco continentes, especializada na produção de nitrato de amônio, insumo essencial na fabricação de explosivos, e na prestação de serviços de fragmentação de rochas.

Na unidade de Quatro Barras, a produção é focada em busters, que são explosivos projetados para penetrar em estruturas subterrâneas ou reforçadas, usados principalmente em obras de grande porte.

>> Veja aqui imagens de como ficou o epicentro da explosão

Como estão as buscas?

Logo após a explosão, o Corpo de Bombeiros recebeu relato inicial de 15 vítimas. Não houve incêndio de grandes proporções, mas moradores relataram fumaça e pequenos focos de fogo próximos à área atingida, que fica a cerca de 200 metros da fábrica principal.

Em atualização feita às 12h, os bombeiros informaram que procuram por nove desaparecidos, sendo seis homens e três mulheres. Pelo menos sete pessoas ficaram feridas.

Entenda o caso

A explosão atingiu a empresa Enaex Brasil (antiga Britanite), localizada no quilômetro 1 da BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã desta terça-feira (12), pouco depois das 5h30. O incidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, que constataram 9 desaparecidos. Embora não tenha havido incêndio, moradores relataram ter visto fumaça no momento da explosão. A área foi evacuada e os bombeiros seguem no local mapeando vítimas e avaliando a segurança da zona, considerada de alto risco devido à presença de material explosivo.

Enaex Brasil, antiga Britanite

A Enaex Brasil, especializada na produção de explosivos e desmonte de rochas, opera em regime de turno 24 horas — o que explica a presença de pessoas no momento da tragédia. Vale lembrar que, em 2004, uma explosão anterior na fábrica resultou na morte de duas pessoas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna