A Muralha Digital de Curitiba passará por mudanças. Um novo projeto permitirá o licenciamento de empresas privadas de videomonitoramento para que se tornem parceiras da iniciativa. A proposta visa fortalecer as políticas públicas de segurança por meio da colaboração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

continua após a publicidade

O programa Conecta Muralha Curitiba será lançado na próxima quarta-feira (10), em cerimônia marcada para as 11h, com a presença do prefeito Eduardo Pimentel. Na ocasião, serão divulgados detalhes sobre o processo de licitação das empresas que poderão aderir ao programa.

Em 2024, a ampliação da Muralha foi uma das solicitações apresentadas pela Tribuna do Paraná na “Carta para Curitiba do Futuro”, elaborada em parceria com os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). O documento sugeria levar o monitoramento inteligente para mais bairros da capital.

O presidente do Conseg do bairro Capão Raso, Roberto Kuss, reforçou essa demanda em uma reunião com o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, realizada em fevereiro. Segundo ele, a participação de empresas privadas pode contribuir significativamente com o sistema.

continua após a publicidade

“São mais olhos eletrônicos que alertarão as autoridades e farão o registro das ocorrências, facilitando a identificação dos autores”, afirma. No entanto, ele ressalta a importância da atuação dos Consegs no acompanhamento do projeto. 

“Estas câmeras devem priorizar a segurança e a ordem pública, sem uso indevido para outros fins. Por isso, é imprescindível que os Consegs acompanhem esse trabalho, pois são esses colegiados que conhecem de perto os problemas dos bairros”, completa Roberto.

Carta para Curitiba do Futuro

continua após a publicidade

Lançada em junho de 2024, a “Carta para Curitiba do Futuro” foi fruto de uma reunião entre a Tribuna do Paraná e representantes de dez Consegs da cidade. O objetivo era reunir propostas para melhorar a segurança e a qualidade de vida nos bairros curitibanos.

Com base nas sugestões dos conselheiros, a equipe da Tribuna organizou os principais pontos, acrescentou ideias próprias e finalizou o documento com o compromisso de entregá-lo aos pré-candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal nas eleições de 2024.