A menos de uma hora de Curitiba, o Morro da Palha, em Campo Magro, se destaca como um point para diversas tribos de aventureiros. Seja para os adeptos do parapente, caminhantes ou amantes da fotografia, o local oferece uma experiência única e acessível para todos os públicos.
Localizado às margens da PR-090, o Morro da Palha tem se tornado um hotspot para trilheiros, especialmente aos finais de semana e feriados. Apesar de parte do trajeto ser em estrada de terra, não há necessidade de veículos 4×4 para acessar o local.
O Bar do Paulo serve como ponto de apoio estratégico, oferecendo estacionamento, banheiros e lanches. Com um parquinho para a criançada, o espaço é o ponto de partida ideal para muitos visitantes, situado próximo à Igreja Nossa Senhora do Carmo.
A trilha até o topo leva cerca de duas horas, ida e volta, dependendo do ritmo de cada grupo. Mesmo antes de atingir o cume, os visitantes são presenteados com vistas deslumbrantes e áreas de descanso sob as árvores. Embora alguns trechos sejam mais íngremes, a trilha é considerada de baixa dificuldade.
Thiago Bonagura, secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, ressalta a importância do turismo na área: “Nossas iniciativas buscam fortalecer o papel da região metropolitana e promover o crescimento econômico e sustentável desta que é a segunda maior metrópole do país. O turismo, por exemplo, envolve o aproveitamento de diferentes potenciais e valoriza nossas belezas naturais”.
O Morro da Palha se consolida como uma opção de lazer que une natureza, aventura e acessibilidade, reforçando o potencial turístico da região metropolitana de Curitiba. Com sua beleza natural e infraestrutura adequada, o local promete continuar atraindo visitantes em busca de experiências ao ar livre e momentos inesquecíveis.
Dicas para o passeio
- Leve água e lanchinho (barra de cereais, frutas, chocolate)
- Boné ou chapéu
- Protetor solar
- Repelente
- Tenha cuidado e respeite seus limites. Se informe sobre o trajeto antes de começar (grau de dificuldade da trilha, tempo de percurso para ida e volta, necessidade de equipamentos específicos)
- Use roupas e calçados adequados
- Não esqueça de se hidratar
- Não faça trilhas sozinho e informe-se sobre o trajeto. Use um GPS ou um aplicativo de GPS para trilhas no celular
- Grupos tornam o passeio mais divertido e seguro
- Itens de segurança: água, lanche, lanterna, pilhas reservas, apito, celular carregado e agasalho e/ou cobertor de alumínio de emergência
- Preserve a mata. Não desmate nem abra vegetação
- Nunca deixe lixo na natureza
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



