A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, nesta terça-feira (3), uma megaoperação contra uma organização criminosa especializada em golpes eletrônicos e lavagem de dinheiro. Ao todo, estão sendo cumpridos 189 mandados judiciais em nove estados do país, envolvendo dezenas de suspeitos.

continua após a publicidade

As investigações, conduzidas ao longo de dois anos, revelaram um esquema estruturado de fraudes bancárias, associação criminosa e ocultação de valores. O grupo usava diferentes métodos para acessar contas de vítimas e transferir os recursos de forma pulverizada para diversas contas, em uma técnica de lavagem conhecida por dificultar bloqueios e rastreamentos.

De acordo com a PCPR, o prejuízo causado pelos criminosos chega a R$ 5,4 milhões. A apuração também identificou que os líderes da quadrilha estavam baseados em São Paulo, de onde coordenavam a atuação em todo o território nacional. Além deles, dezenas de integrantes foram apontados como responsáveis por movimentar e dissimular os valores obtidos ilegalmente.

A ofensiva mobilizou mais de 500 policiais civis, com o objetivo de cumprir 57 mandados de prisão e 132 de busca e apreensão. As ações são realizadas de forma simultânea em 28 cidades de nove estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Pará, Tocantins e Maranhão.

continua após a publicidade

A expectativa da PCPR é de que o material apreendido amplie as provas já reunidas e dê origem a novas etapas da investigação. 

Manda pra Tribuna!

continua após a publicidade

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉