Desde às 6 horas da manhã deste sábado (24) a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, em Curitiba, está completamente bloqueada na altura do Viaduto do Tarumã. A interdição da via ocorre por conta da megaobra do Complexo do Viaduto do Tarumã. Nessa etapa, vão ser instaladas 16 vigas de concreto, que possuem de 30 a 43 metros e de 85 a 110 toneladas.

continua após a publicidade

Por isso, como uma questão de segurança, a via foi totalmente interditada entre o Supermercado Mufatto e o Colégio Militar do Paraná. O bloqueio total deste trecho será feito em ambos os sentidos (Centro e Pinhais) e deve durar até quarta-feira (28). A mudança no trânsito também afetará temporariamente as linhas do transporte coletivo.

+Leia mais! Mega obra em viaduto de Curitiba interdita avenida e desvia linhas de ônibus

Em entrevista para a RPC, o secretário de Obras Públicas de Curitiba, Rodrigo Araujo Rodrigues, afirmou que existe a possibilidade de terminar essa etapa da obra antes do prazo previsto.

continua após a publicidade

“É um momento importante da obra, a gente pede total atenção. E a gente pretende terminar, o prazo é de até cinco dias, mas estamos trabalhando para que a gente consiga terminar um pouco antes. Quem sabe na segunda ou na terça-feira. Mas é importante que evitem o perímetro do viaduto”, disse o secretário.

A mobilização dos equipamentos de grande porte começou na manhã de sexta-feira (23). As vigas foram construídas dentro do canteiro de obras instalado sob o viaduto. Para formarem as bases para o alargamento, as peças serão içadas do chão e elevadas até a base do viaduto, onde serão acomodadas.

continua após a publicidade

+Como vai ficar? Projeções indicam como vai ficar o novo Complexo do Tarumã em Curitiba

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Quais são os objetivos das obras no Tarumã

O viaduto do Tarumã está sendo alargado para receber duas estações-tubo (uma em cada sentido) na parte superior e outras duas na parte inferior. A ação faz parte das intervenções do Complexo Tarumã, que incluem a requalificação 12 de ruas, parte delas para formar as alças de acesso ao viaduto, praças, paisagismo e iluminação. A previsão é de conclusão no segundo semestre deste ano.

No processo de alargamento do viaduto, quatro guindastes de grande porte vão ser utilizados para elevar as estruturas de concreto até a base do viaduto. Nesta fase, as vigas longarinas serão lançadas no lado direito, próximo ao Colégio Militar e à Superintendência Regional do DNIT no Paraná.

O viaduto, ao ser concluído, dobrará de tamanho. Serão construídas duas novas estruturas de mais de 12 metros cada, incorporadas à estrutura já existente, resultando em um viaduto totalmente requalificado.

Para acomodar a Estação-tubo Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, será duplicado, passando de 24 metros para 50 metros, garantindo cinco pistas com faixa de ônibus, vias marginais e de tráfego local em sentidos opostos, para acesso a moradias, indústrias, comércio e serviços na região.

Na parte inferior do viaduto, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Você já viu essas?

110 toneladas!

Vigas gigantes serão instaladas em uma megaoperação em obra no Viaduto do Tarumã

Mais caro do mundo?

Gato ‘milionário’ custa até R$ 120 mil! Conheça a raça de gatos savannah

Investimentos!

Terreno na Vila Izabel por R$ 50 mil? Prefeitura pede autorização para fazer venda direta


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.