O protesto de motoristas e cobradores de ônibus deve complicar o trânsito de Curitiba na tarde desta terça-feira (13). A categoria sai em passeata às 15h da sede do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), na Rua Tibagi, no Centro, até a prefeitura, no Centro Cívico. Havia um protesto de motoristas de aplicativo também marcada para hoje, mas foi cancelada.

continua após a publicidade

O protesto promete reunir centenas de funcionários e é uma tentativa de pressionar o prefeito Rafael Greca a manter 6 mil empregos de cobradores que poderão ser demitidos com a ativação da bilhetagem eletrônica em todo o sistema de transporte coletivo de Curitiba.

Leia mais! Moradores de condomínio pedem socorro e polícia faz operação contra o crime

O projeto de lei foi encaminhado por Greca à Câmara de Vereadores com o objetivo de trazer mais agilidade ao transporte, além de aumentar a segurança para os passageiros e os trabalhadores do sistema. No entanto, o sindicato afirma que a substituição dos cobradores por máquinas não contribuirá para acabar com os assaltos nos ônibus.

continua após a publicidade

“Hoje o que mais acontece é arrastão, o que envolve os passageiros também. Até por que já foi o tempo em que a gaveta do cobrador era o motivo do assalto, se o ladrão pegar dois telefones celulares já cobre todo o dinheiro da gaveta”, afirmou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira. O projeto ainda não foi votado.

Viu essa? Mulher fica presa às ferragens após grave acidente em Curitiba!

Greve geral

continua após a publicidade

Os trabalhadores da categoria também aprovaram um indicativo de greve geral do transporte coletivo caso a Lei do Desemprego entre em votação na Câmara Municipal. E enquanto a lei não entra em votação, os trabalhadores devem realizar outros atos como o desta terça-feira e prometem utilizar o diálogo para evitar as demissões da categoria.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Testemunha diz que Daniel ‘agonizou como um porco’ ao levar facada de Edison Brittes