Fique ligado!

Manifestação pode complicar o trânsito em Curitiba nesta terça-feira

Assembléia decidiu que categoria não vai entrar em greve, mas promete paralisar o transporte coletivo caso seja aprovada a bilhetagem 100% eletrônica em Curitiba. Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
Foto: Divulgação/Sindimoc

O protesto de motoristas e cobradores de ônibus deve complicar o trânsito de Curitiba na tarde desta terça-feira (13). A categoria sai em passeata às 15h da sede do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), na Rua Tibagi, no Centro, até a prefeitura, no Centro Cívico. Havia um protesto de motoristas de aplicativo também marcada para hoje, mas foi cancelada.

O protesto promete reunir centenas de funcionários e é uma tentativa de pressionar o prefeito Rafael Greca a manter 6 mil empregos de cobradores que poderão ser demitidos com a ativação da bilhetagem eletrônica em todo o sistema de transporte coletivo de Curitiba.

Leia mais! Moradores de condomínio pedem socorro e polícia faz operação contra o crime

O projeto de lei foi encaminhado por Greca à Câmara de Vereadores com o objetivo de trazer mais agilidade ao transporte, além de aumentar a segurança para os passageiros e os trabalhadores do sistema. No entanto, o sindicato afirma que a substituição dos cobradores por máquinas não contribuirá para acabar com os assaltos nos ônibus.

“Hoje o que mais acontece é arrastão, o que envolve os passageiros também. Até por que já foi o tempo em que a gaveta do cobrador era o motivo do assalto, se o ladrão pegar dois telefones celulares já cobre todo o dinheiro da gaveta”, afirmou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira. O projeto ainda não foi votado.

Viu essa? Mulher fica presa às ferragens após grave acidente em Curitiba!

Greve geral

Os trabalhadores da categoria também aprovaram um indicativo de greve geral do transporte coletivo caso a Lei do Desemprego entre em votação na Câmara Municipal. E enquanto a lei não entra em votação, os trabalhadores devem realizar outros atos como o desta terça-feira e prometem utilizar o diálogo para evitar as demissões da categoria.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Testemunha diz que Daniel ‘agonizou como um porco’ ao levar facada de Edison Brittes

Voltar ao topo