Tempo

Após temporal, sexta-feira também deve ser de muita chuva em Curitiba

Chuva deve durar até o fim de semana. Foto: Felipe Rosa/ tribuna do Paraná.

O estado de alerta para temporal segue para Curitiba e região. Depois de uma quinta-feira (30) marcada por estragos em vários pontos da capital paranaense, a previsão é de que a sexta-feira (31) seja mais um dia de muita chuva. De acordo com o Simepar, as condições que formaram as chuvas da última madrugada permanecem sobre o Paraná, o que traz o risco de mais temporais.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a chuva de quinta-feira foi resultado de uma linha de instabilidade que passou pela região e que ganhou força sobre Curitiba — e que pode se repetir nesta sexta. “A condição ainda é favorável para formação de um novo fenômeno como esse. Não dá para dizer o quão forte vai ser, mas a previsão é que ainda tenhamos chuva a qualquer hora”, explica. “E pode ser um temporal”.

Por causa disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) manteve o alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para praticamente todo o Paraná, incluindo Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Segundo o Simepar, a previsão é que o acumulado de instabilidade do dia chegue aos 58,8 milímetros ao longo de toda a sexta-feira.

+ Leia também: Vacina contra a gripe estará disponível para toda a população a partir de segunda

Em outras palavras, isso significa muita chuva prevista para o dia. “Se isso tudo chovesse de maneira uniforme, de uma só vez, seria uma esculhambação”, explica Braun. “Mas o que acontece é que essa chuva é espalhada pela cidade e durante todo o dia”.

Já sobre a possibilidade de mais registros de granizo, o meteorologista diz ser difícil determinar se teremos mais episódios do tipo nos próximos dias. Ele destaca, porém, que ainda há chances para a formação das pedras de gelo. Na sexta-feira, as temperaturas devem ter mínima de 16º C e máxima de 21º C.

+ Leia mais: Máfia da cidadania italiana é descoberta em Curitiba e 5 mil processos são cancelados

E toda essa instabilidade vai se estender também durante o fim de semana. Para o sábado, a previsão ainda é de um dia bastante chuvoso, com os termômetros variando entre 15º C e 17º C. “A boa notícia é, no domingo, a chuva não vai mais ser tão forte”, pontua Braun. Segundo ele, o tempo só deve voltar a abrir a partir de segunda-feira.

Preocupação

De acordo com o meteorologista do Simepar, a preocupação com as chuvas dos próximos dias não é apenas a intensidade, mas também os reflexos gerais causados por tantos dias seguidos de instabilidade. “O principal alerta é para os rios e encostas. Está chovendo em grande quantidade em todo o Paraná já há alguns dias, o que pode fazer com que tenhamos alagamentos e deslizamentos em algumas regiões”, aponta. “Se chover 50 milímetros, vai ter problema. O solo já está úmido e não tem como absorver”.

+Leia também: Preso casal de funcionários públicos suspeito de morte de morador de rua

Por isso, Braun destaca que é importante que a população fique de olho nos alertas enviados pela Defesa Civil. O sistema de avisos usa as informações do próprio Simepar e avisa via mensagem de celular se há alguma condição mais severa no tempo. Para se inscrever no serviço, basta enviar um SMS para o número 40199 com o seu CEP.

Preso casal de funcionários públicos suspeito de morte de morador de rua