O gravíssimo acidente que deixou uma pessoa morta e uma ferida envolvendo um trem, um caminhão-tanque, dois carros e uma moto na manhã desta quinta-feira, (8), em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, acendeu um alerta para os motoristas.

Uma câmera acoplada ao vagão do trem registrou o momento em que o maquinista aciona a buzina, já próximo ao cruzamento, e o caminhão tenta atravessar quando é atingido no meio. Assista aqui ao vídeo do exato momento do acidente.

continua após a publicidade

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização de cruzamentos urbanos com linha férrea deve incluir placas de advertência (A-39 ou A-40), seguida da placa A-41 (cruzamento com linha férrea), e pode ser complementada por sinais de regulamentação (R-1) ou semáforos.  Porém, a linha férrea tem sempre preferência, e o condutor deve parar antes de cruzar, observar e ouvir antes de prosseguir.

  • Placa de Advertência (A-39 ou A-40): Indica que um cruzamento com linha férrea está próximo. 
  • Placa A-41 (Cruzamento com Linha Férrea): Informa que o cruzamento com a linha férrea está presente.
  • Sinais de Regulamentação (R-1): Podem indicar obrigações específicas, como parar ou ceder passagem, em cruzamentos com linha férrea.
Imagem do local do acidente de trem em Pinhais mostra a sinalização existente. Foto: Reprodução/Google.

Em nota, a concessionária  Rumo, responsável pela administração da linha férrea, “lamenta profundamente o acidente” que resultou na morte de um motociclista na manhã desta quinta-feira (8), em Pinhais.  Ainda conforme  a nota, “um caminhão-tanque, de forma imprudente e em total desrespeito às leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma Passagem em Nível devidamente sinalizada, levando à colisão que envolveu o trem e mais três veículos, além do próprio caminhão”.

A concessionária informa ainda que “o  maquinista do trem acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição. Equipes da concessionária foram rapidamente mobilizadas, enquanto o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos às vítimas. Os demais feridos já estão sob cuidados médicos apropriados”.

continua após a publicidade

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

continua após a publicidade