Dois aeradores estilo chafariz foram instalados nesta sexta-feira (31/10) no lago do Parque Bacacheri, em Curitiba. A iniciativa ocorre após peixes serem encontrados mortos no local na tarde do último domingo (26/10).
Conforme moradores que frequentam a área de lazer, o mau cheiro nas proximidades do lago denunciou o problema que repercutiu na internet. As diversas espécies ficaram acumuladas próximas às margens, sem causa aparente.
A instalação ocorreu nesta sexta-feira, e, neste sábado (1º/11) dois aeradores estilo chafariz já estavam funcionando o lago do tradicional parque de Curitiba.





O caso, que é investigado pela Polícia Civil do Paraná, levantou como uma possível causa os efeitos das alterações climáticas repentinas. Especialmente em lagos rasos e com pouca circulação, este fenômeno pode reduzir a oxigenação da água.
Em julho, a água apresentou uma coloração esverdeada e oleosa, semelhante à de azeite de oliva. Na época, técnicos explicaram que o contraste entre altas temperaturas durante o dia e o frio intenso à noite causam camadas térmicas distintas no lago.
>> Você conhece a curiosa história do Parque Bacacheri? Local já foi praia artificial!
A água superficial aquece, enquanto as camadas mais profundas permanecem frias, formando uma barreira que impede a circulação natural. Quando essa troca não ocorre, o lago entra em estado de estagnação. Sem a movimentação provocada pelo vento e pela mistura das camadas de água, o oxigênio se torna escasso, o que pode provocar a morte de peixes e outros organismos aquáticos.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) não confirmou, até o momento, se essa foi a causa do episódio mais recente. Entretanto, a hipótese não é descartada devido a oscilação climática registrada no fim de semana anterior.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



